Exibição de vídeo, exposição fotográfica e mostra de pinturas. Até o dia 6 de setembro, a Biblioteca Escolar Comunitária Espaço Rui Barbosa, em Sobradinho, abre as portas para a exposição Leitura, Arte e Inclusão – Cultura para um mundo melhor. A mostra cultural pode ser vista de 8h às 23h e a entrada é gratuita. A exposição encerra um projeto que trouxe melhorias para as bibliotecas de escolas públicas da cidade.
“São melhorias nos espaços físicos, curadoria de livros e atividades diversas. Os alunos foram convidados a mergulhar no universo literário por meio da música, dança e atividades ligadas à arte e tudo contribui de forma positiva para o acesso deles aos livros”, explicou o professor e articulador da biblioteca, Ricardo Ventura.
A abertura da mostra contou com a presença de estudantes da Escola Classe (EC) 10 e 15, do Centro de Educação Infantil (CEI) 04 e Centro de Ensino Médio (CEM) 01, todos em Sobradinho. Na abertura, os alunos ouviram uma contação de história e assistiram a uma apresentação de dança em cadeiras de rodas.
“Gostei da exposição e da proposta de reunir alunos da educação infantil, que ainda estão na alfabetização e aprendendo a ler. Está sendo importante para mim também, pois estou me formando no Ensino Médio e estou tendo ainda mais contato com livros devido as provas do Pas e Enem, que exigem muita leitura e estudo”, disse Samuel Lucas, 17 anos, aluno do CEM 01.
O projeto de leitura, arte e inclusão propõe trazer para as bibliotecas abertas à comunidade uma programação cultural diversificada e inclusiva. O projeto também passou por escolas da Ceilândia e Taguatinga. A iniciativa busca revitalizar as bibliotecas de escolas públicas, por meio de novos livros e ações de incentivo à leitura.
Um lugar de todos
A Biblioteca Escolar Rui Barbosa conta com um acervo diversificado, mas mantém uma atenção especial no atendimento às necessidades de estudo e pesquisa dos estudantes da Educação Básica. O espaço dispõe ainda da promoção da cultura local abrindo suas portas para que artistas da cidade exponham seus trabalhos para o público geral.
“A Biblioteca é uma porta aberta da Secretaria de Educação para um conjunto de pessoas muito maior do que a institucionalidade da casa. Não é uma biblioteca voltada só para estudantes e professores, é para a comunidade como um todo”, conta Barbosa. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 23h, para toda a comunidade e é atualizado para empréstimo de livros para estudos.