O melhor amigo do homem vai mostrar o quanto também pode ser amigo das crianças, mesmo aquelas que não podem interagir com ele. O projeto IntensiPet será apresentado na próxima quarta-feira (4/4), durante II Ciclo de Atualização em Fisioterapia Intensiva Pediátrica do Hospital Regional de Santa Maria, no Distrito Federal.

Por meio da iniciativa, os pacientes da UTI Pediátrica do HRSM, que atende crianças entre 30 dias e 16 anos de idade, receberão visitas periódicas de cães treinados para estabelecer contato com os pequenos pacientes. “A interação entre as crianças e os pets estimula o desenvolvimento delas em vários aspectos, desde o cognitivo até o afetivo. E isso traz ganhos importantes no tratamento, uma vez que a criança passa a receber estímulos de animais dóceis e carinhosos, além do que já é ofertado pelos profissionais e pelos pais”, esclarece a Fisioterapeuta Mestra da Intensicare – empresa que faz a gestão das UTIs no hospital – Sheyla Lobo Pegoraro.

Os animais atuarão sob supervisão de cuidadores voluntários. Durante as visitas, que devem ser quinzenais, as crianças que têm condições de entrar em contato com esses animais terão a oportunidade de vivenciar momentos únicos para elas. “De modo geral, criança gosta de animal, principalmente de cachorros. E muitas delas nem sequer conhecem um cão, uma vez que não saem do hospital, pois a maioria dos pacientes da UTI pediátrica são crônicos. Então, essa visita especial vai trazer a eles um pouco do mundo fora da UTI. Ou seja, algo tão corriqueiro para nós, mas que, para esses pacientes, tem um valor inestimável”, completa Sheyla Pegoraro.

Os cães serão treinados e cadastrados para a realização das visitas, que irão ocorrer sob os mais rigorosos cuidados, inclusive de higiene.

 

 

Palestras

A apresentação do projeto Pet Amigo faz parte do II Ciclo de Atualização em Fisioterapia Intensiva Pediátrica do HRSM, que será realizado no próximo dia 4 (quarta-feira), das 7h30 às 18h, no auditório do Hospital Regional de Santa Maria. O evento será voltado a profissionais, estudantes e a pessoas que tenham interesse em saber mais sobre UTI pediátrica. As inscrições podem ser realizadas pelo endereçohttps://goo.gl/forms/nnfOaZscxOxhBcd83, mediante a doação de um pacote de fraldas Extra G infantil, G infantil, P adulto ou M adulto.

 

Entre as palestras, haverá uma vasta seleção de temas relevantes no tratamento prestado dentro de UTIs pediátricas. Confira a programação:

  • Ventilação Mecânica Domiciliar: O Cuidado que faz a diferença (Cristiane Rodrigues de Sousa)
  • Cuidados Paliativos em Pediatria (Raquel Cristine de Paula Assis, Intensicare)
  • IntensiPet: uma medida terapêutica de amor (Sheyla C. Lobo. Pegoraro, Intensicare)
  • Atuação do fisioterapeuta voltada para a pediatria no programa de Atenção Domiciliar em
  • Santa Maria (Ludmilla A. Dias e Aline da Gama Campos)
  • Práticas Integrativas e Complementares em UTI Pediátrica (Ana Lúcia Carloni. Fleury Curado)
  • Práticas de posicionamento adequado para evitar deformidades distais em pediatria (Thais P. Dias Nunes Ferraz)
  • O uso da ventilação mecânica invasiva com volume garantido em neonatologia e pediatria (Michelle M. Resende Miziara)
  • A atuação fonoaudiológica hospitalar em pediatria durante a internação e pós-alta (Viviane C. Queiroz Wesgueber, Intensicare)
  • Ventilação Mecânica em cardiopatias congênitas (Elza Paula Nunes Miranda)