RIO — O deputado estadual Carlos Osorio (PSDB-RJ) decidiu exonerar o assessor flagrado trocando figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2018 durante uma sessão na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Em nota, a assessoria de imprensa do parlamentar destacou que o político tucano considerou o comportamento “inadequado e inaceitável”.
LEIA TAMBÉM: Cariocas se reúnem nas ruas para trocar figurinhas da Copa do Mundo
Na tarde desta quarta-feira, o assessor de Osório, cujo nome não foi divulgado, foi flagrado em imagens trocando figurinhas da Copa com um assessor do deputado Tio Carlos (SDD), enquanto a deputada Martha Rocha (PDT) declarava seu voto sobre o projeto de decreto legislativo que permite a policiais civis darem aulas enquanto estão na Polícia Civil.
As imagens foram publicadas por um usuário do Twitter, às 17h49 desta quarta-feira, com quatro fotos e o texto: “Votação importante na Alerj hoje e os deputados ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário superior a R$ 25 mil, estão trocando e colando figurinha da Copa do Mundo em meio à votação. Se eu falasse, ninguém acreditaria”. A conta do internauta não está mais disponível na rede social.
Horas depois, também pelo Twitter, a Alerj informou que os homens nas fotos não são deputados, mas, sim, assessores parlamentares. A Casa também afirmou que, embora “não justificável”, o fato ocorreu durante um intervalo da sessão.
Nesta quinta-feira, porém, a assessoria da Alerj reconheceu, em nota ao GLOBO, que a troca de figurinhas realmente se deu durante o debate dos parlamentares. No mesmo comunicado, a Casa informou que caberia aos deputados como lidar com a situação.
Ao final da manhã desta quinta, Carlos Osório divulgou que o seu assessor seria exonerado. O gabinete de Tio Carlos ainda não se pronunciou publicamente a respeito.
Fonte: O Globo