Faz uma semana de faixa exclusiva  inversa da EPTG. Para o DER, o objetivo foi alcançado, economizando 30 minutos do trajeto de Taguatinga para Plano Piloto, tempo de quem usa a EPTG. Nesta primeira semana da faixa inversa, 280 motoristas foram multados na via (informações CBN), por uso errado da faixa exclusiva, mesmo estando em fase de teste. Os casos autuados com multa foram infrações comuns de trânsito.

A intenção do GDF é valorizar o transporte público, mas os motoristas reclamaram muito em vários veículos de comunicação que promoveram debates durante a semana. Para alguns, faltou esclarecimento e campanhas publicitárias de divulgação, o que pegou muitos motoristas de surpresa. O engarrafamento no início e no final da EPTG ainda assusta os motoristas no horário de rush. Ainda existe temor em pegar a faixa inversa. O Departamento de Estrada e Rodagem-DER deverá fazer alguns ajustes nesta fase de teste.

Por outro lado, as obras paralisadas no viaduto de Taguatinga, por problema licitatório, também dificulta a fluidez do trânsito na saída de Taguatinga para a EPTG.

Cris Oliveira