Está tudo pronto no Morro da Capelinha, em Planaltina, para a encenação da Paixão de Cristo, pelo grupo Via Sacra Ao Vivo, nesta sexta-feira (29). No 51º ano do que já se tornou uma tradição brasiliense e que extrapola os limites do Distrito Federal, o público pode esperar momentos de fé e grande emoção.

Este ano haverá a estreia de Rafael Moreira no papel de Jesus Cristo. O ator participou da encenação na Via Sacra das Crianças, em 2011, na mesma função. Ele substitui Marcelo Ramos, que atuou por 10 anos como Cristo. A mudança em si já gera grandes expectativas nos integrantes do grupo.

O público pode esperar momentos de fé e grande emoção | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Somado a isso, tradicionalmente o grupo prepara uma surpresa e este ano não seria diferente. “Todos os anos nós trazemos uma surpresa e o tema deste ano é ‘Eis meu filho muito amado’. Preparada com muito carinho, (a encenação) vai arrancar sorrisos e lágrimas de todos os presentes”, adianta Rodrigo Franco, que cuida da parte de comunicação e projetos do Via Sacra Ao Vivo e está no grupo há 30 anos.

Ele conta que o evento em Planaltina cresceu tanto que, desde o ano passado, a tradicional Missa de Celebração da Santa Cruz passou a ser celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cézar Costa, no Morro da Capelinha. Antes, ocorria na Catedral de Brasília.

“A via-sacra tem uma história muito grande em Brasília. Somos um grupo católico vinculado à Paróquia de Planaltina e ter o arcebispo com a gente mostra o alcance dessa celebração”

Rodrigo Franco

“A via-sacra tem uma história muito grande em Brasília. Somos um grupo católico vinculado à Paróquia de Planaltina e ter o arcebispo com a gente mostra o alcance dessa celebração, que vai muito além do Distrito Federal”, ressalta.

Desde 2022, a celebração passou a ser transmitida ao vivo pelo canal do grupo no YouTube. “Para a nossa surpresa já tivemos mais de 160 mil pessoas assistindo simultaneamente no Brasil, nos Estados Unidos, Portugal, Espanha”, conta ao lembrar os momentos difíceis da pandemia.