O fortalecimento dos laços entre Brasil e França foi tema da agenda da ministra Margareth Menezes, nesta quinta-feira (28), no Palácio Itamaraty. Isso porque, além da visita do presidente francês Emmanuel Macron ao Brasil, os países celebram 200 anos de relações diplomáticas. E, em 2025, o Brasil receberá a temporada do Ano da França ao mesmo tempo em que a França promoverá o ano do Brasil em seu território.

Nesse contexto, a ministra se reuniu hoje com Emílio Kalil, comissário indicado pelo Brasil para a temporada Brasil-França 2025, além do embaixador Laudemar Aguiar Neto, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Itamaraty, e do ministro Antônio Nakata, chefe do Instituto Guimarães Rosa, braço do Itamaraty para a promoção da cultura brasileira no exterior. 

Durante o encontro, foram discutidas as principais diretrizes e linhas de ação que fundamentam o conceito da Temporada Cultural. São elas: Clima e transição ecológica; Diversidade das sociedades e diálogo com a África; Democracia e globalização equitativa.

A chefe da Cultura reafirmou a importância da promoção da conexão entre as culturas, e disse esperar que as atividades promovam a diversidade e a pujança da cultura brasileira, com especial foco na atuação e visibilidade de jovens talentos brasileiros. A expectativa é que se possa oferecer às sociedades de ambos os países oportunidades de conhecimento e de encantamento, demonstrando a riqueza da troca cultural.

Após a reunião, Margareth Menezes participou do almoço oferecido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Emmanuel Macron.

Em reunião bilateral no Palácio do Planalto hoje, os chefes de estado firmaram uma série de acordos. Segundo o presidente Lula, dentre as potências tradicionais, nenhuma é mais próxima do Brasil do que a França. “No atual contexto de grande complexidade do cenário internacional, o diálogo entre nossos países representa uma ponte entre o Sul Global e o mundo desenvolvido, em favor da superação de desigualdades estruturais e de um planeta mais sustentável”.

Ao passar pelo Brasil, Macron visitou o Pará, onde teve encontros com indígenas e assinou acordos de ações contra a mudança do clima, como uma prioridade estratégica entre os dois países. Também inaugurou junto ao presidente Lula o terceiro submarino a propulsão nuclear franco-brasileiro, no Rio de Janeiro, entre outras ações.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura