O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reagiu nesta terça-feira (12) às declarações do presidente norte-americano Donald Trump, que classificou Brasília como um dos “piores lugares do mundo”, associando a capital federal a altos índices de violência.

“Ele está confundindo Brasília com Nova York e eu com Lula”, disparou Ibaneis, em tom irônico. Segundo o governador, o Governo do Distrito Federal (GDF) está preparando uma resposta diplomática oficial para ser enviada à embaixada dos Estados Unidos, com dados atualizados sobre a segurança pública na cidade.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), o DF registrou, no ano passado, 6,8 homicídios por 100 mil habitantes – o menor índice desde 1977, quando o número era de 14 por 100 mil. Já o Atlas da Violência 2025, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta 11 mortes a cada 100 mil habitantes em Brasília.

Entenda o caso

Na segunda-feira (11), durante o anúncio de intervenção federal na segurança de Washington D.C., Donald Trump citou Brasília como exemplo negativo, justificando a decisão de acionar forças federais na capital norte-americana.

A fala gerou reação imediata no Palácio do Buriti, que agora busca rebater as críticas e defender a imagem da capital brasileira no cenário internacional.