Na noite desta quinta-feira (13), na liderança do PP Nacional no Senado Federal, o governador do DF Ibaneis Rocha e a deputada federal Celina Leão selaram o acordo político que começa a desenhar o cenário das eleições de 2022

Após um dia cheio de muitos boatos de que o governador continuaria com a chapa existente com o partido Avante do vice-governador Paco, foi feito o anúncio da indicação da deputada federal Celina Leão para compor como vice na chapa de Ibaneis Rocha. O encontro que aconteceu na liderança nacional do PP no Senado Federal contou com a presença do senador e presidente nacional do PP Ciro Nogueira, de Rafael Prudente, presidente do MDB-DF, de Damares Alves, lideres dos Republicanos e de vários simpatizantes do Presidente Jair Bolsonaro.

“Estou feliz em ter a deputada Celina Leão ao meu lado, a recebo com carinho como minha vice-governadora, onde iremos fazer um excelente trabalho para a população do DF”, disse Ibaneis Rocha. 

Em discurso, o governador Ibaneis Rocha lembrou do entrave político que sofreu Jofran Frejat nas eleições de 2018 e não conseguiu enfrentar a pressão. “Passei por isso também, mas resolvi anunciar a chapa da reeleição” e lembrou que, quando foi eleito, chamou todos os partidos políticos para compor o governo, já pensando nesse período eleitoral, da reeleição com paz e união. “Mas infelizmente isso não se concretizou”, disse o governador, se referindo principalmente à decisão do PL em não compor com a chapa neste momento.

Ibaneis lembrou da fidelidade que teve com a ministra Flávia Arruda, mesmo quando Damares Alves esteve com ele para uma união de apoio a sua candidatura ao senado pelo DF. “Quando fui procurado por Damares e pelo seu partido Republicanos, falei do acordo de apoiar Flávia Arruda para o Senado, mas hoje, depois das reuniões, me sinto livre de acordos e de coração aberto para receber a ex-ministra Damares Alves como pré-candidata na chapa majoritária, para darmos as mãos também na campanha do Presidente Jair Bolsonaro. 

O Presidente do PP Nacional, senador Ciro Nogueira deixou claro que a presença de Damares Alves na chapa de Ibanies Rocha cria um vínculo umbilical no DF entre a reeleição de Ibanies e de Bolsonaro.
O almoço: 

Os presidentes dos partidos Republicanos, MDB, PSD, Avante e Agir se reuniram com o chefe do Executivo e discutiram a futura aliança da base governista em um almoço oferecido na casa do Governador. Logo em seguida, Ibaneis anunciou um prazo para o anúncio de até às 20h de hoje(13).Antes do almoço com o Governador, o partido Republicanos se reuniu com pré-candidatos a deputado e definiram os nomes de Ibaneis para governador e da ex-ministra Damares Alves, filiada ao partido, para concorrer à vaga de senadora pelo DF.

À tarde, Celina e Flávia Arruda se cruzaram no plenário da Câmara dos Deputados, mas (segundo fontes) a paz entre as duas não anda consolidada, já que Celina declarou apoio total a Damares, que tem uma história cristã com a família da deputada, em defesa dos povos indígenas.

Cris Oliveira