O governador Ibaneis Rocha (MDB) resolveu assumir a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) após exonerar o secretário Osnei Okumoto. A meta do governador é ampliar esforços na saúde pública e dar mais agilidade e eficiência na pasta que requer cuidados no momento e que, por isso, contará com total esforço de outras secretarias do GDF. A insatisfação com a gestão da saúde no DF fez com que o governador tomasse a iniciativa de assumir a secretaria até que se encontre um nome com competência para assumir o cargo. Nesta sexta-feira (27), pela manhã, Ibaneis estará na SES-DF, que já pode esperar mudanças, principalmente nos cargos que não têm dado a devida resposta no andamento da gestão.

A queda do secretário Osnei Okumoto já era prevista no meio político e visível nas coletivas de saúde com a imprensa, em que Osnei pouco abria a boca, as respostas saíam sempre do chefe da casa civil, Gustavo Rocha e do Secretário de Comunicação, Wellington de Moraes. Com a falta de vontade do secretário, superintendentes da saúde começaram a mandar em suas áreas, sem nenhum direcionamento do chefe da pasta. Segundo fontes, outra surpresa que o governador terá ao sentar na cadeira de secretário, será com as ilhas que se formaram dentro da SES-DF, que estava sendo usada como ponte para ações políticas até da oposição ao governador Ibaneis.

Antes de tomar a decisão, o governador foi alertado por deputados que o secretário Osnei Okumoto não tinha mais a gerência total da pasta, o que estava dificultando o andamento do trabalho na saúde pública do DF.

No passado o governador Agnelo Queiroz assumiu a SES-DF, no início de seu governo, mas rapidamente se cansou. Com visão centrada na reeleição, Ibaneis assume a SES-DF, faltando menos de um ano para as eleições, e deverá focar na reconstrução e melhoria da saúde pública do DF, que preocupa com a falta de agilidade e paralisação de cirurgias em algumas áreas. Ibaneis está focado na palavra que diz que melhor é o fim de todas as coisas do que o Início delas.

Cris Oliveira