Os beneficiários do Programa Bolsa FamÃlia já podem conferir o calendário de pagamento de 2024. As datas foram divulgadas nesta quarta-feira (27), após definição do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, FamÃlia e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do programa, e da Caixa Econômica Federal, que executa os pagamentoss.
A data em que o benefÃcio é pago é definida pelo último dÃgito do número de identificação social (NIS) do cartão do Bolsa FamÃlia.
Mensalmente, no primeiro dia de pagamento, são liberados os recursos destinados aos beneficiários com NIS de final 1. A cada dia útil, um novo grupo tem os valores liberados, até que o último grupo, com NIS de final 0, receba o valor daquele mês.
Os pagamentos são feitos durante os últimos dez dias úteis de cada mês, à exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado.  Em novembro, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, no dia 20 daquele mês, as datas de pagamento poderão sofrer alterações, que serão informadas posteriormente.
Bolsa FamÃlia
Em março de 2023, o maior programa social de transferência de renda do Brasil voltou a se chamar Bolsa FamÃlia no 20º ano de existência, para combater a fome, por meio da transferência direta de renda à s famÃlias beneficiárias.
Com o novo programa, o governo federal garantiu o repasse mÃnimo de R$ 600 por famÃlia inscrita, com o objetivo de garantir o acesso das famÃlias aos direitos sociais básicos e, sobretudo, interromper o ciclo de reprodução da pobreza, entre gerações da mesma famÃlia.
Para ter direito ao Bolsa FamÃlia, cada pessoa da famÃlia deve ter a renda mensal máxima de R$ 218.
Condicionalidades
O novo Bolsa FamÃlia também trouxe de volta o acompanhamento do cumprimento das condicionalidades assumidas pelas famÃlias para que os beneficiários continuem a receber o auxÃlio financeiro.
As condicionantes são das áreas de saúde, educação e assistência social, como o cumprimento do calendário nacional de vacinação; realização de pré-natal das gestantes; acompanhamento nutricional de beneficiários de até 7 anos de idade incompletos; frequência escolar mÃnima de 60% de crianças de quatro a seis anos incompletos. Para beneficiários de seis a 18 anos incompletos, que não tenham concluÃdo a educação básica, a frequência escolar mÃnima deve ser de 75%.
O acompanhamento de condicionalidades é feito em conjunto com os ministérios da Saúde e da Educação.
Recebimento do benefÃcio
Os beneficiários devem manter atualizados os dados preenchidos no Cadastro Único para Programas Sociais. O sistema do governo federal reúne informações sobre as famÃlias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.
O cadastramento dos dados é feito em postos de atendimento da assistência social dos municÃpios, como os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a apresentação do Cadastro de Pessoas FÃsica (CPF) ou o tÃtulo de eleitor.
Mesmo inscrita no Cadastro Único, a famÃlia não entra imediatamente para o Bolsa FamÃlia. Todos os meses, o programa identifica, de forma automatizada, as famÃlias que terão direito de ser incluÃdas no Bolsa FamÃlia e, assim, estarão aptas a começar a receber o benefÃcio.
A partir desta inclusão, os cartões do Programa Bolsa FamÃlia são enviados para o endereço preenchido no Cadastro Único. Porém, do MDS esclarece que é possÃvel sacar o valor, mesmo sem portar o cartão. Basta que o responsável familiar apresente um documento oficial com foto em uma agência lotérica.
Caso o responsável familiar não tenha ainda senha cadastrada, pode apresentar documento oficial com foto e receberá o recurso por meio de guia de pagamento, diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF).
Esclarecimentos
O MDS disponibiliza, desde outubro deste ano, o Disque Social 121, canal de atendimento ao cidadão, para esclarecimentos de dúvidas. O telefone funciona com atendimento humano de segunda a sexta-feira, de 7h à s 19h; e nos fins de semana, durante o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa FamÃlia, de 10h à s 16h. Já o atendimento digital funciona 24h, sete dias por semana, por meio do telefone 121.
Também é possÃvel consultar o aplicativo do Bolsa FamÃlia ou da Caixa, disponÃveis para download gratuito, nas lojas virtuais de aplicativos.
Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, o atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 7h à s 19h e o atendimento eletrônico, 24h, por meio do telefone +55 61 4042-1552 ou pelo link. Essa opção conta também, com o atendimento na LÃngua Brasileira de Sinais (Libras).
Fonte: Agência Brasil