A Funarte (Fundação Nacional de Artes) publicou na sexta-feira, 22 de dezembro, o Resultado Final pós-suplementação do edital Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023. Clique aqui para acessar o documento.

Prevendo inicialmente a seleção de 16 mestras e mestres, a Fundação recebeu, por meio do mecanismo, 737 propostas de indicação de mestras e mestras de todo o Brasil. Mediante a suplementação orçamentária, contemplará um total de 50 profissionais das artes, com no mínimo 60 anos de idade e relevante trajetória nas diversas linguagens artísticas. Essas mestras e esses mestres são oriundos de todas as regiões do Brasil e trazem contribuições inestimáveis ao patrimônio artístico brasileiro.

O prêmio é uma iniciativa-piloto no campo das artes e tem como objetivo o fomento e difusão da memória das artes no Brasil, através do reconhecimento e valorização da trajetória de agentes aclamados por coletividades a partir de sua contribuição e atuação como referência, para os segmentos de artes visuais, circo, dança, música e teatro – além daqueles que transitam entre as linguagens, propostos como “artes integradas”.

Com um investimento total de R$ 5 milhões e, por meio de uma comissão de seleção de caráter transversal, foram selecionados os 50 mestres, que compõem um importante panorama dos segmentos e territórios brasileiros a eles correlacionados. Cada contemplado receberá um prêmio, no valor bruto de R$ 100 mil.

Além do Resultado Final, a Funarte divulga reflexões, dados e informações sobre o perfil de participação dos inscritos e selecionados, assim como a sobre a abrangência desse mecanismo, conforme o texto Panorama do Resultado, publicado na página do edital.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura