A Deputada Federal Reginete Bispo (PT-RS) conhecida por sua atuação destacada na defesa dos direitos humanos e da igualdade de gênero e raça, foi homenageada nesta quinta-feira, 31/8, durante o VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul (COPENE-Sul), realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná. O congresso, que teve como tema “20 anos da Lei 10.639/03: desafios e perspectivas da educação básica ao ensino superior,” destacou a trajetória da deputada em prol da promoção da igualdade racial e de gênero no Brasil.

A homenagem recebida pela deputada é um reconhecimento das importantes contribuições que ela tem dado para a causa negra, em especial no trabalho de titulação de territórios quilombolas e para a promoção da educação e dos estudos afro-brasileiros. O COPENE-Sul, por meio de suas ações de articulação, divulgação e valorização desses estudos, vem desempenhando um papel fundamental na promoção da igualdade racial no país.

Além da homenagem, a parlamentar gaúcha concorre a cinco categorias do Prêmio Congresso em Foco, uma premiação que destaca os parlamentares que mais se destacaram ao longo do ano em diversas pautas. A votação popular para o prêmio encerrou-se no dia ontem, 31/8 e o resultado será divulgado no dia 21 deste mês.

A atuação da Deputada Reginete tem sido pautada pela defesa dos direitos humanos, das comunidades quilombolas, dos povos indígenas, dos imigrantes e refugiados, bem como pelo combate ao racismo e ao machismo. Além disso, a deputada fundou o Instituto Akanni, uma organização dedicada a promover projetos sociais e pesquisas para solucionar os problemas enfrentados pela população negra e migrante no estado do Rio Grande do Sul.

“A Marcha Zumbi dos Palmares em 1995 foi um marco na nossa história, e suas sementes continuam a germinar, contribuindo para os avanços no combate ao racismo que vemos nos trabalhos apresentados pelas pesquisadoras e pesquisadores no Copene. É um lembrete de que a luta pela equidade é constante e que devemos continuar a trabalhar para criar um futuro mais justo.”, ressaltou a deputada após receber a honraria.