Orçamento prevê concursos públicos para os Três Poderes

O ORÇAMENTO DA UNIÃO DESTE ANO AUTORIZOU O PREENCHIMENTO DE POUCO MAIS DE 48 MIL VAGAS NO SERVIÇO PÚBLICO.ISSO SIGNIFICA QUE NOVOS CONCURSOS PODEM SER ABERTOS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

O orçamento deste ano autoriza o preenchimento de quarenta e três mil, trezentas e setenta e três vagas no serviço público, além de criação de outros quatro mil, oitocentos e cinquenta e um novos cargos. Esses postos de trabalho são nos Três Poderes da União – Executivo, Legislativo e Judiciário e também para as policias militar e civil e bombeiros do Distrito Federal. A autorização não significa que os concursos serão abertos, mas traz uma expectativa para que isso aconteça. E o senador Hélio José, do Pros do Distrito Federal, defende o fortalecimento do serviço público, com funcionários capazes de prestar o atendimento necessário à população.

(Hélio José) E a prestação desses serviços não é realizada por passe de mágica, por promessas de campanha, ou por máquinas robotizadas. Quem executa e presta esses serviços são homens e mulheres, trabalhadoras e trabalhadores a serviço do bem público.

Das vagas listadas no orçamento da União, a maioria é para a área da educação – vinte e dois mil, quinhentos e cinquenta e nove postos de trabalho. Para o Poder Legislativo, a maior parte é para Câmara dos Deputados, com trezentos e vinte e quatro cargos. Já no Judiciário são previstas duas mil, novecentas e setenta e três vagas.

LEI Nº 13.808, DE 15 DE JANEIRO DE 2019

Fonte: Senado