Em reunião na manhã desta segunda-feira, 28, no Palácio Senador Hélio Campos, o governador Antonio Denarium autorizou a reintegração da turma de cadetes oficiais do Corpo de Bombeiros Militar aprovada no concurso público realizado em 2013.

A medida foi tomada após articulação do deputado federal Jhonatan de Jesus, do deputado estadual Renan Filho e chefe da Casa Civil, deputado Soldado Sampaio, junto ao governador, a pedido da turma de cadetes, que conseguiram derrubar uma liminar que impedia a realização do Curso de Formação de Oficiais Combatentes Bombeiros Militares, no Ministério Público de Roraima (MPRR).

“Nós fomos procurados pela turma e levamos a demanda até o governador, que entendeu a situação e mandou reintegrar todos como aspirantes a partir de 1º de novembro e a realização do curso de formação a partir de 2 de janeiro”, disse Jhonatan de Jesus.

Entenda o caso

Em 2013, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima abriu concurso para 25 vagas no Curso de Formação de Oficiais Combatentes. Após a realização do certame, a primeira turma realizou o curso de formação e foi integrado ao Corpo de Bombeiros Militar.

Em 2018, a então governadora Suely Campos autorizou a realização do curso para uma segunda turma de aprovados no concurso, o que foi questionado por um grupo de bombeiros junto ao Ministério Público, alegando não haver amparo legal para a realização do curso. A Justiça concedeu uma liminar cancelando o curso.

Desde então, a segunda turma esperava uma decisão da Justiça para que fosse dada continuidade ao curso de formação. Em agosto deste ano, a liminar foi derrubada e os cadetes poderão continuar a formação.

“É uma grande vitória para esses pais e mães de famílias, que esperavam por isso desde 2018”, concluiu Jhonatan de Jesus.