Tem uma programação muito intensa de feirinhas no RJ. Se você é dessas pessoas que ama garimpar roupas, acessórios, decorações, antiguidades e livros, com certeza vai encontrar o rolé certo!

Catraca Livre organizou uma listinha com algumas das feirinhas mais tradicionais da Cidade Maravilhosa. São diversas opções para você se esbaldar. Bora lá?

TODA SEMANA

  • Feira De Antiguidades Da Praça XV
Feira De Antiguidades da Praça XV, no Rio de Janeiro

Crédito: Facebook @feiradeantiguidadesdapraçaXV – ReproduçãoA Feira De Antiguidades da Praça XV acontece todos os sábados

Com mais de 700 expositores, a Feira De Antiguidades Da Praça XV existe desde 1970. É o lugar perfeito para encontrar raridades e itens curiosos. Entre os itens já garimpados por lá, destacam-se um filme que registrava o enterro do escritor João do Rio, cartas assinadas pela Princesa isabel, vinis e edições especiais de gibis.

A feira é coordenada pelo Instituto das Feiras Culturais do Brasil, que cuida tanto dos interesses dos participantes quanto do público visitante, garantindo segurança, organização e até barracas padronizadas.

Quando? Todos os sábados, das 6h às 15h
Onde? Praça XV de Novembro – Centro | próxima à estação de metrô Carioca

  • Feira da Glória
Feira da Glória

Crédito: Facebook @feirapopulardagloria – ReproduçãoMisto de feira livre e atração cultural, a Feira da Glória é uma boa pedida para os domingos

Mistura de feira livre e atração cultural, a Feira da Glória reúne diversos visitantes todos os domingos. Além de encontrar comidas apetitosas e flores, a feirinha costuma ter apresentações de samba e chorinho.

Quando? Todos os domingos, das 7h às 14h
Onde? Av. Augusto Severo, 2702 – Glória | Perto da estação Glória do metrô

  • Feira Hippie de Ipanema
Feira Hippie de Ipanema

Crédito: Facebook @feirarteipanema – ReproduçãoDesde 1968, a Feira Hippie anima Ipanema

Em 1968, a Praça General Osório, em Ipanema, se tornou um ponto de encontro para artistas plásticos e artesãos, reunindo hippies mochileiros de diversos lugares do mundo. No início, bastava estender um pano no chão e organizar os trabalhos espontaneamente.

Embora os hippies não estejam mais por lá, na Feira Hippie de Ipanema (que já tem barracas) é possível encontrar diversos artigos interessantes, como cerâmicas, esculturas, artes em vidro, bijuterias, pedras, pratas, móveis rústicos, instrumentos musicais, pinturas em tela e muito mais! Há também barraquinhas cheias de delícias gastronômicas.

Quando? Todos os domingos, das 8h às 19h
Onde? Praça General Osório -Ipanema | Próxima à estação General Osório do metrô

  • Feira de Antiguidades da Gávea
Feira de Antiguidades da Gávea

Crédito: Daniel Marques | Facebook Feira de Antiguidades da GáveaA Gávea recebe uma importante feira de antiguidades aos domingos

Vai ter feirinha de antiguidades aos domingos, sim! Na Gávea, desde 1997, uma feira reúne colecionadoras e curiosos interessados em peças antigas. A seleção dos objetos é feita pela Associação Brasileira de Antiquários (ABA).

Espere encontrar muita porcelana e prataria, de expositores encarregados de fornecer produtos para os mais badalados brechós da Cidade Maravilhosa.

Quando? Todos os domingos, das 9h30 às 16h
Onde? Praça Santos Dumont – Gávea

UMA VEZ POR MÊS

  • Feira Rio Antigo (Lavradio)
Feira do Lavradio no fim de semana no Rio

Crédito: Josimar Oliveira/Studio PrimeFeira do Lavradio rola todo primeiro sábado do mês

Se você busca uma feirinha que também é um passeio histórico, PRECISA visitar a Feira Rio Antigo. A rua do Lavradio (onde ficam as barraquinhas) foi a primeira rua residencial do Rio de Janeiro. Lá já moraram e circularam importantes figuras, como o jornalista João do Rio, os escritores Lima Barreto e Machado de Assis, além de Carmem Miranda e Madame Satã.

Mas o que esperar da feirinha? São mais de 400 expositores, comercializando os mais diversos itens: bijuterias, roupas, sapatos, vinis, suculentas, quadros, mandalas, prataria, máquinas de escrever, câmeras retrô, objetos de decoração, brinquedos… Tudo o que a sua imaginação permitir. Fora as lojinhas espalhadas pelos sobrados da região, famosa também pelos antiquários.

E, como não podia deixar de ser, a música corre solta pela feirinha. Além dos artistas que se apresentam a cada 100 metros, há um palco com atrações a partir das 16h30.

Quando? Todo 1º sábado do mês, das 10h às 19h
Onde? Rua do Lavradio (entre a Avenida Mem de Sá e a Avenida Visconde do Rio Branco)

  • Tiradentes Cultural
Tiradentes Cultural

Crédito: @tiradentescultural/FacebookTiradentes Cultural ocupa a Praça Tiradentes no primeiro sábado do mês

Sentiu falta de uma feirinha gastronômica? Tem também! Na Praça Tiradentes o público pode se esbaldar nas comidinhas deliciosas e produtos artesanais, além de transitar pelas barraquinhas de peças autorais da CRIA — feira de arte, cultura e design —, e nos HQ’s do coletivo “Rio em Quadrinhos”.

Isso sem contar nas oficinas ocasionais, nos shows, nos cortes de cabelo com o Movimento Juba Libre e muitas outras atrações.

Quando? Todo 1º sábado do mês, das 13h às 20h
Onde? Praça Tiradentes – Centro

DIARIAMENTE

  • Feira Noturna de Copacabana
Feira Noturna de Copacabana

Crédito: Facebook @feiracopacabana ReproduçãoDiariamente, parte do calçadão da Avenida Atlântica recebe uma feirinha

Imagine um universo de 150 barracas com obras de arte, artesanato e itens de moda distribuídos pelo calçadão da Avenida Atlântica, em Copacabana, entre as ruas Miguel Lemos e Almirante Gonçalves. Diariamente, a Feira Noturna de Copacabana atrai visitantes até a 1 da manhã. Uma boa maneira de curtir o Rio de Janeiro após o expediente ou no fim de semana. Que tal?

Quando? Diariamente, 18h às 01h
Onde? Avenida Atlântica (Miguel Lemos x Almirante Gonçalves) – Copacabana

DICA BÔNUS: Babilônia Feira Hype

Babilônia Feira Hype

Crédito: Facebook @babiloniafeirahype ReproduçãoA Babilônia Feira Hype acontece sazonalmente em vários pontos do Rio de Janeiro

Tem uma feira sazonal e itinerante que vale a pena ficar de olho. É a Babilônia Feira Hype, que acontece na Cidade Maravilhosa desde 1996. A feirinha reúne entre 120 e 150 criadores de moda, arte, design, decoração e artesanato, além de uma parte destinada à gastronomia.