Petrobras e Theatro Municipal do Rio de Janeiro assinaram contrato de patrocínio para as temporadas de 2024 até junho de 2025. Com o investimento de R$ 20 milhões, será possível revitalizar o teatro, ícone da cultura brasileira, e enriquecer a sua programação. Nesse período, haverá mais de 70 apresentações, incluindo balés, óperas, concertos sinfônicos e artistas convidados. O patrocínio também possibilitará 178 ações educativas, como visitas guiadas, oficinas e ações para formação de plateia voltadas para o público infantil e para alunos de escolas públicas.
A temporada de 2024 e o primeiro semestre da temporada de 2025 do teatro ganharão reforço com a aquisição de direitos autorais, montagem, figurino, cenário, produção e aquisição de peças artísticas de maior relevância cultural. O objetivo dessa iniciativa é enriquecer o repertório disponível dos espetáculos para os espectadores e aprimorar a qualidade e a diversidade da experiência cultural oferecida ao público. Para esta temporada, além do Lago dos Cisnes, já estão garantidas a ópera Rusalka, os balés La Fille Mal Gardée e O Quebra Nozes.
Desde 2008, a Petrobras e o Theatro Municipal mantêm uma parceria que contribui para a produção de espetáculos, realização de ações educativas e manutenção do patrimônio arquitetônico e artístico representado pelo prédio inaugurado em 1909. “Esse investimento é uma oportunidade de democratização do acesso à cultura, formação de novas plateias e oferta de espetáculos de excelência, além de revitalizar o importante equipamento cultural que conta com um Corpo Artístico de capacidade única”, afirma Alessandra Teixeira, gerente de Patrocínios Culturais da Petrobras.
Outras melhorias estão previstas para a sala de espetáculos, como a manutenção de estofamento, tapeçaria, cortina de palco, mobiliário, portas e climatização, além da troca das lâmpadas e da vara cênica, estrutura que sustenta a iluminação. Esses cuidados são importantes para garantir não apenas a qualidade das produções, mas também o conforto e a segurança dos artistas e espectadores. Os recursos do patrocínio serão utilizados também para a pintura interna geral com impermeabilização desde o telhado até as áreas de público, eletricidade, geradores de energia, recomposição de marquises e revitalização do boulevard.
Ao ampliar essa parceria como patrocinadora exclusiva do Theatro, a Petrobras reafirma seu protagonismo no apoio empresarial à cultura brasileira e reforça a importância da cultura como uma das principais energias produzidas pelo país.