O curta A Sua Imagem na Minha Caixa de Correio, de Silvino Mendonça, vencedor de prêmios no Festival de Brasília e no Fecico, explora a paixão pelo cinema por meio de cartas trocadas entre leitores de revista, repletas de confissões e memórias cinematográficas.

Domingo do Golpe, de Lucas Bambozzi e Giselle Beiguelman, utiliza apenas imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, narradas com trechos do relatório final da CPMI dos Atos Antidemocráticos. A produção recebeu menção honrosa na Mostra Ecofalante.

O evento, gratuito, acontece de 27 a 31 de agosto em Ilhabela (SP), com sessões no Esporte Clube Ilhabela e no Hostel da Vila, e exibição online de 1º a 10 de setembro pela Spcine Play. A programação inclui 37 filmes de diferentes regiões do país, debates e experiências imersivas.


Participação em festivais:
CINE BH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte.

Mambembe
Direção: Fabio Meira
Estados: RJ/PA
Ano: 2024
Duração: 97 minutos
Classificação: livre
Sinopse: Um filme sobre a tentativa de se fazer um filme. O diretor retoma uma filmagem de 2010 sobre um topógrafo errante e seu encontro com três mulheres de um circo mambembe. Por meio da história desses personagens, o longa lida com o acaso e, ao mesmo tempo, reflete a respeito da construção artística.

Participação em festivais:
Festival do Rio, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Forumdoc.BH, Panorama Internacional Coisa de Cinema (vencedor de melhor filme e melhor montagem), Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA (vencedor de melhor Filme, melhor montagem, melhor direção), CinePE, Festival de Cinema de Vitória, Guarnicê.

Mundurukuyü – A Floresta das Mulheres Peixe
Direção: Beka Saw Munduruku, Rilcélia Akay de Souza Munduruku e Aldira Akay Munduruku
Estados: PA/RJ
Ano: 2025
Duração: 72 minutos
Classificação: livre
Sinopse: Nas margens do Tapajós, no Pará, a floresta das mulheres peixe espelha a mitologia Munduruku, onde humanos, na origem do mundo, se transformaram em floresta, plantas e animais. No dia-a-dia da aldeia Sawre Muybu, as mulheres peixes usam as câmeras de cinema para proteger a Amazônia das forças que destroem a floresta, evocando os espíritos da floresta que não são apenas forças espirituais ancestrais, mas parte da família.

Participação em festivais:
É Tudo Verdade – Brasil, Hot Docs – Canadá, Mostra Ecofalante – Brasil, Festival Étonnants Voyageurs – França.

Ritas
Direção: Oswaldo Santana
Estado: SP
Ano: 2025
Duração: 83 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: É no processo de “arqueologia pessoal”, que se apresenta através das brechas da vida, que a cantora Rita Lee mostra o que todos veem, de uma maneira que ninguém jamais viu: Rita poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa. A vida pessoal de Rita e seu processo criativo são desvendados, revelando, assim, seu talento musical e sua capacidade de metamorfose no palco. A própria Rita guia a narrativa em entrevistas concedidas durante toda a sua carreira e depoimentos recentes e inéditos.

Participação em festivais:
É Tudo Verdade, Mostra CineOP.

Salão de Baile
Direção: Vitã e Juru
Estados: RJ/SP
Ano: 2024
Duraç&atild