Flagrado no estádio, no Catar, durante a vitória da Seleção sobre a Suíça, na segunda-feira (28), o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PL/SP) obteve o recorde de menções ao seu nome no Twitter para o ano de 2022. Foram mais de 35 mil postagens citando o filho do presidente Jair Bolsonaro, gerando mais de 800 mil interações na rede.

Entre as publicações, 63% foram negativas, 32% neutras e somente 5% positivas. O nome do parlamentar consta, de forma consecutiva, entre nos trending topics do Twitter desde 15h da segunda até 10h desta terça (29).

Os dados, encomendados pela startup O Puteiro, foram levantados pelo software da Vox Radar, empresa especializada na análise das redes sociais.

Uns na chuva e outros no Catar
A lógica predominante nas postagens sobre o episódio – parte com ironias da oposição – focou no fato de milhares de pessoas da militância bolsonarista estarem em frente aos quartéis, debaixo de sol e chuva contra o resultado das eleições, enquanto o filho do presidente está no jogo do Brasil na Copa do Mundo.

Entre as palavras mais presentes nas publicações sobre o deputado federal estão ‘Catar’, em mais de 12 mil ocasiões, e ‘Copa’, em 6,8 mil. O termo ‘chuva’ somou cerca de 5 mil ocorrências e ‘quartéis’ somou 3,6 mil postagens. Já ‘patriotas’ apareceu em 2,3 mil publicações.

Já entre os termos mais presentes nas biografias de usuários que citaram Eduardo Bolsonaro, é possível ver presença significativa de bolsonaristas. O termo ‘patriota’ conta em mais de 1,1 mil perfis, número similar à presença de ‘conservador’ e ‘conservadora’. ‘Família’ está presente em pouco mais de mil, e ‘pátria’ em cerca de 800, já ‘liberdade’ aparece em cerca de 700 bios.