A Sabesp realizou ao longo do mês de outubro mais uma edição do projeto “Encontro com Comunidades”, iniciativa que fortalece a relação entre a Companhia e os moradores. O evento é um espaço de diálogo aberto, onde representantes da Sabesp se reúnem com líderes comunitários para ouvir demandas, esclarecer dúvidas e apresentar informações sobre os serviços e programas em andamento.

As reuniões atenderam diferentes localidades da região: Santana, na capital (08/10); Guarulhos (09/10); Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e Mairiporã (14/10); Freguesia do Ó (15/10); e Pirituba, Jaraguá, Perus, Anhanguera e Vila dos Remédios, também na capital (28/10).

Os próximos encontros serão realizados no mês de dezembro.

O formato é simples, mas eficaz: primeiro, técnicos e representantes da área de Atendimento ao Cliente e Operação apresentam temas em destaque e explicam os processos da Companhia. Na série de encontros deste bimestre, o destaque foi sobre o funcionamento da redução de pressão noturna e o papel dos mananciais no abastecimento. Além disso, foi explicado o uso dos canais digitais Chat Sabesp e Agência Virtual com o objetivo de reduzir filas e acelerar os processos de atendimento da comunidade.

Em seguida, ocorre o momento mais esperado do encontro: o microfone aberto. Nessa etapa, os líderes comunitários têm voz ativa para relatar situações de suas comunidades, fazer críticas construtivas, apresentar sugestões e buscar respostas diretamente com os representantes da Companhia. Todas as manifestações são registradas e encaminhadas para uma análise rápida e resolutiva, garantindo um atendimento mais assertivo e próximo da realidade local.

Além de promover transparência e confiança, o Encontro com Comunidades tem gerado resultados práticos. A partir das conversas, surgem oportunidades de melhoria em processos operacionais, reforço no atendimento presencial e ajustes na comunicação com o público. O formato bimestral do evento permite que as demandas sejam acompanhadas de forma contínua e que novas soluções sejam construídas em parceria com os moradores.

A Cidade dos Sonhos
Na comunidade Cidade dos Sonhos, em Guarulhos, a história de Dona Viviam, de 48 anos, líder comunitária, ecoa desafios e celebra a efetividade da aproximação promovida pela Sabesp.

Por uma década, Dona Viviam, mãe de cinco filhos, dedicou-se à comunidade onde se estabilizou. O local, habitado por cerca de 200 famílias, sofria com a precariedade no acesso à água, dependendo inicialmente de uma mina com bombeamento insuficiente. A falta do recurso gerava racionamento e conflitos entre os moradores, especialmente em períodos quentes e de seca. O desespero levou a líder a arriscar-se em soluções improvisadas, como a criação de ligações clandestinas – os chamados “gatos” – custeadas e mantidas por ela própria, realizando as manutenções com as próprias mãos. ” Tive que aprender na raça. Ou eu aprendia ou a gente passava necessidade. Teve dias de ter bebê aqui que passou mais de seis dias sem tomar um banho, sabe? “, desabafa Viviam.

A virada para a Cidade dos Sonhos veio com a ponte estabelecida pela Sabesp, através dos seus encontros com comunidades. Dona Viviam, alertada por uma amiga líder da região, passou a participar ativamente dos Encontros com a Comunidade. Ela ficou sabendo que, no seu caso, o processo exigia, antes de tudo, a regularização da comunidade. A líder conseguiu reunir a Companhia e o dono do terreno, cravando o momento decisivo para a regulamentação da água no local.

Essa parceria entre a Companhia e a comunidade, fomentada pelos encontros, permitiu que a Sabesp concretizasse a instalação de 283 ligações atendendo as famílias da comunidade Cidade dos Sonhos com água tratada. Este é um exemplo prático do programa da Sabesp que visa substituir as ligações irregulares por um fornecimento de qualidade, garantindo dignidade, saúde e inclusão social.

Para Dona Viviam e os moradores, a chegada da Sabesp representa mais que tubos e hidrômetros. É a materialização de uma conquista árdua que hoje é celebrada com gratidão: ” Cada vez que eu vou na pia tomar um copo com água, eu levanto a mão para o céu e agradeço a todos aqueles que estiveram envolvidos para que eu tivesse água na torneira hoje “.

A história da Cidade dos Sonhos é um testemunho da necessidade e do impacto positivo do trabalho da Sabesp em áreas irregulares, mostrando que a universalização do saneamento passa diretamente pela escuta, orientação e ação em parceria com os líderes comunitários. Embora a batalha por mais melhorias continue — com o terreno da comunidade agora adquirido pelos próprios moradores —, a água tratada na torneira é uma vitória da persistência e da política de inclusão da Companhia.

Sobre a Sabesp
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 377 municípios paulistas e atende 28 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil. A Companhia vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.