Em celebração aos 103 anos de nascimento de Darcy Ribeiro, aos 30 anos do livro O Povo Brasileiro e aos 40 anos dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), iniciativa que marcou a história da educação brasileira, o projeto Redes Culturais Darcy Ribeiro promove nesta sexta-feira (24), às 14h, na Biblioteca Central da UnB, um encontro em homenagem à vida, à obra e à atualidade das ideias de um dos maiores pensadores brasileiros.
A programação contará com duas mesas de debate reunindo pesquisadores, artistas e militantes culturais, seguidas de um show de encerramento do rapper Japão do Viela 17, referência na cena cultural do Distrito Federal. O evento convida o público a refletir sobre o pensamento de Darcy Ribeiro, antropólogo, educador, escritor e político que dedicou sua trajetória à construção de um projeto de país que valorizasse a diversidade e a cultura do povo brasileiro.
Idealizador da Universidade de Brasília (UnB) e dos CIEPs, escolas de tempo integral concebidas em parceria com Leonel Brizola, Darcy Ribeiro foi um intelectual que enxergava na educação e na cultura os caminhos para a emancipação social e a formação de uma identidade nacional plural. Sua obra, especialmente O Povo Brasileiro, segue sendo uma das mais importantes interpretações sobre o Brasil, ao destacar a riqueza e as contradições de um país formado pela mestiçagem e pela luta de seus povos originários, africanos e europeus.
As Redes Culturais Darcy Ribeiro percorrerão diversas regiões administrativas do Distrito Federal com o objetivo de promover formação política e cultural, estimulando o pensamento crítico e o diálogo entre saberes populares e acadêmicos. A proposta é aproximar a obra e o legado de Darcy das comunidades, levando conhecimento, arte e reflexão sobre o Brasil que ele sonhou construir.
As Redes Culturais Darcy Ribeiro também integram o projeto Quitanda Cultura e Saberes, que desde agosto tem promovido uma série de atividades culturais e artísticas na Casa Luz de Yorimá (905 Norte), com foco nas expressões da cultura afro-brasileira, indígena e das periferias, buscando conectar territórios e tradições por meio de oficinas, apresentações, exposições e sessões de cinema, fortalecendo a presença das culturas negras e periféricas no centro de Brasília.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público. As Redes Culturais Darcy Ribeiro e o projeto Quitanda Cultura e Saberes contam com o apoio da senadora Leila do Vôlei.
Serviço
Redes Culturais Darcy Ribeiro – Debate sobre Darcy Ribeiro na UnB
Sexta-feira, 24 de outubro, a partir das 14h
Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB)
Show de encerramento: Japão do Viela 17
Entrada gratuita
Mais informações: https://www.instagram.com/