Após quase 12 anos fechado, o Autódromo Internacional de Brasília voltou a funcionar nesta quinta-feira (27), em cerimônia conduzida pelo governador Ibaneis Rocha, celebrando a entrega de um dos equipamentos esportivos mais simbólicos da capital. A reabertura foi viabilizada por uma ampla reforma estrutural de R$ 60 milhões, que garantiu a modernização total do complexo — agora novamente apto a receber competições nacionais e internacionais.
Para o governador, a retomada do autódromo representa a recuperação de um patrimônio que há mais de uma década estava fora do circuito esportivo. “É mais um equipamento para a sociedade do Distrito Federal e com uma visão muito certa de que nós teremos aqui o aumento do turismo da nossa capital, aumentando bastante o número de visitantes, inclusive estrangeiros”, afirmou.
GDF retoma espaços históricos abandonados
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal vem reabrindo equipamentos públicos de grande relevância cultural. Entre eles, o Museu de Arte de Brasília (MAB), a Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Claudio Santoro, e a Casa de Chá. Agora, o Autódromo Nelson Piquet volta a integrar esse movimento de recuperação.
“Brasília passou por um período de seca política, e muita coisa estava fechada quando nós chegamos: Teatro Nacional, MAB, autódromo, Piscina com Ondas. Era muita coisa fechada, mas, graças a Deus, as portas se abriram”, destacou o governador.
Pista mais longa do Brasil volta ao protagonismo
Com 5.384 metros, 16 curvas e seis traçados possíveis, o Autódromo Internacional de Brasília é a pista mais longa atualmente em atividade no automobilismo brasileiro — um diferencial que recoloca a capital federal no centro das grandes competições. Concebido em 1974 como arena multiúso, o complexo retorna com estrutura modernizada e capacidade para movimentar turismo, cultura e lazer.
A vice-governadora Celina Leão ressaltou o impacto da entrega:
“Com uma infraestrutura completamente revitalizada, recolocamos a capital federal de forma definitiva no mapa do automobilismo nacional e internacional. Este equipamento será um vetor de desenvolvimento, pronto para sediar grandes competições e gerar benefícios sociais e econômicos para toda a população.”
Segundo o governador, mais de 50 pedidos de eventos e corridas já foram encaminhados à administração do espaço.
Reinauguração movimenta pilotos e dirigentes
A volta do autódromo foi celebrada por ícones do automobilismo. O tricampeão mundial Nelson Piquet afirmou que a reabertura “é essencial para o automobilismo brasileiro”.
O presidente da CBA, Giovanni Guerra, entregou a homologação oficial da pista e destacou o simbolismo da retomada.
Já Lincoln Oliveira, presidente da Vicar, classificou o autódromo como “um equipamento de primeiro mundo” e ressaltou o entusiasmo de equipes e pilotos.
Final da Stock Light 2025 será o primeiro grande evento após a reabertura
A reinauguração acontece às vésperas de um momento histórico para a categoria de acesso da Stock Car. De 28 a 30 de novembro, Brasília será palco da grande final da Stock Light 2025, que definirá o novo campeão da temporada em um fim de semana marcado por imprevisibilidade e forte disputa.
Será a primeira vez em 12 anos que a categoria corre na capital federal — a última etapa disputada em Brasília ocorreu em 2013, com vitória de Gabriel Casagrande, hoje tricampeão da BRB Stock Car Pro Series.
O traçado renovado será um desafio inédito para todos os pilotos do grid. Até mesmo o brasiliense Gabriel Koenigkan, de 16 anos, estreante e “filho da casa”, nunca havia pilotado na pista que decidirá o título.
Disputa acirrada entre os finalistas
Cinco pilotos chegam vivos à decisão:
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Enzo Bedani (W2 ProGP) — 287 pontos
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Felipe Barrichello Bartz (SG28 Racing) — 285 pontos
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Léo Reis (W2 ProGP) — 242 pontos
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Alfredinho Ibiapina (W2 ProGP) — 218 pontos
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Guto Rotta (Garra Racing Team) — 208 pontos
Com o sistema de descartes aplicado após a primeira corrida, o cenário muda:
Bartz assume a liderança com 279 pontos, enquanto Bedani aparece com 273.
O campeão da Stock Light ganha insumos, incentivos e bolsa mensal para ascender ao grid da BRB Stock Car Pro Series em 2026 — a mesma escadinha que já levou Zezinho Muggiati e Arthur Gama ao topo da categoria principal.
Stock Light também define campeão rookie em Brasília
Paralelamente, Brasília também será palco da definição do título rookie.
O paulista Léo Reis chega com vantagem expressiva e precisa apenas completar a primeira corrida para garantir o troféu, a menos que seja desclassificado. O rival direto é o cuiabano Ernani Kuhn, que depende de pontuação máxima e combinação improvável de resultados.
Categoria é vitrine de talentos há mais de 30 anos
Criada em 1993, a Stock Light já revelou mais de 400 pilotos e atualmente é responsável por promover 13 competidores que hoje compõem o grid da BRB Stock Car Pro Series. Entre eles, nomes consagrados como Cacá Bueno, Gabriel Casagrande, Thiago Camilo e Felipe Fraga.
Nos últimos anos, a “escada evolutiva” construída pela Vicar consolidou a categoria como principal porta de entrada para a Stock Car.
Programação oficial da etapa final em Brasília – 28 a 30 de novembro
(Mantive a programação completa, como solicitado, sem alterar horários ou estrutura.)
Sexta-feira – 28/11
09h00 – Shakedown Stock Light
09h20 – Shakedown BRB Stock Car Pro Series
11h00 – Treino Livre 1 (Rookie) – Stock Light
11h35 – Treino Livre 1 – Stock Car
12h55 – Treino Livre 2 – Stock Light
14h40 – Treino Livre 3 – Stock Light
15h15 – Treino Livre 2 – Stock Car
Sábado – 29/11
10h00 – Classificação – Stock Light
10h40 – Classificação – Stock Car
12h10 – Corrida 1 – Stock Light
13h40 – Visitação aos boxes
15h40 – Corrida Sprint – Stock Car
Domingo – 30/11
10h50 – Warm Up – Stock Car
11h40 – Corrida 2 – Stock Light
12h20 – Corrida 3 – Stock Light
13h15 – Visitação aos boxes
15h30 – Corrida principal – Stock Car
