Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiveram problemas nos dias de prova já podem solicitar a reaplicação. O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante até as 12h do dia 21 de novembro, no horário de Brasília. As provas reaplicadas ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro.

A solicitação é destinada a inscritos que foram impedidos de realizar o exame por problemas logísticos, doenças infectocontagiosas ou situações excepcionais, como desastres naturais. Nesse caso, o participante poderá refazer apenas o dia da prova em que não esteve presente.

Enem terá datas especiais no Pará devido à COP30

Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem 2025 terá datas diferenciadas por causa da realização da COP30. Nessas cidades, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, com calendário ajustado para evitar conflito com o evento internacional.

Edição de 2025 tem 4,8 milhões de inscritos

A edição atual do Enem registrou 4,8 milhões de inscritos, com presença média de 70% nos dois dias de aplicação. Consolidado há mais de duas décadas, o exame segue como a principal porta de entrada para o ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies.

Instituições públicas e privadas utilizam a nota do Enem como critério único ou complementar de seleção, e o desempenho individual também pode ser usado em universidades portuguesas com acordo de cooperação educacional, facilitando o acesso de brasileiros ao ensino superior em Portugal.

Mudanças previstas para 2026

A partir de 2026, o Enem passará a compor o sistema de avaliação da qualidade do ensino médio brasileiro. O objetivo é oferecer um diagnóstico mais completo do desempenho educacional no país. Também está prevista a realização de estudos para aplicar o exame em países do Mercosul.