O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (CREA-RJ) viveu essa semana um momento histórico que representou uma virada de chave: a inauguração do novo conceito de atendimento dos profissionais registrados no Conselho, que ganharam um espaço de coworking, com o redesenho da inspetoria do CREA na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste do Rio, a região que mais cresce na cidade. O projeto piloto visa transformar as inspetorias do CREA em casas dos profissionais do Sistema Confea/Crea, em todo o estado.

 

“O Conselho de Engenharia precisa começar a pensar menos como uma máquina burocrática e cartorária e mais como um ponto de encontro dos profissionais e das empresas, a serviço da sociedade civil. Portanto, a Inspetoria da Barra da Tijuca vira uma referência porque a finalidade do Conselho é defender a sociedade contra o exercício ilegal da profissão, contra aqueles que não têm o devido conhecimento e habilitação para poder trabalhar na área, colocando toda a sociedade em risco”, afirmou o presidente do CREA-RJ, engenheiro Miguel Fernández, na solenidade de inauguração que reuniu diretores do Conselho, funcionários e profissionais, com a participação de dois representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro: o subprefeito da Barra da Tijuca, Leandro Marques, e o subscretário de Licenciamento Ambiental do Município, Douglas Moraes.

 

Segundo dados do mercado imobiliário, a Barra da Tijuca lidera as transações de imóveis no Rio, com um aumento de 16,2% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O presidente do CREA-RJ ressaltou a importância da Região da Barra para o desenvolvimento socioeconômico do Rio.

“A Barra é uma área que vem recebendo muitos investimentos em infraestrutura, tem ainda desafios relacionados ao setor de engenharia, como a questão de saneamento, como a questão de construções irregulares, são temas todos muito relacionados à questão da engenharia. É muito importante ter aqui a presença do subprefeito da Barra e do subsecretário de Licenciamento Ambiental para ouvirem que nós estaremos conjuntamente trabalhando com vocês”, afirmou Fernández.

 

O subsecretário de Licenciamento Ambiental do Rio, Douglas Moraes, ressaltou considerar muito importante a criação do novo espaço de coworking dentro da Inspetoria do CREA.

 

“Somente entre os analistas do nosso corpo técnico, que vão a campo, 80% deles são profissionais filiados ao CREA. Então, é super importante ter esse ponto de apoio, inclusive para reuniões entre as partes interessadas e a equipe da prefeitura num campo neutro como o CREA, como lembrou o presidente”, afirmou Moraes.

 

O subprefeito da Barra da Tijuca, Leandro Marques, reforçou a importância das mudanças na Inspetoria do CREA-RJ na Barra para os engenheiros que atuam na região.

 

“A engenharia está presente em inúmeros universos aqui na nossa região, não apenas na construção de prédios. Há agora um potencial muito grande de carros elétricos em nossa região, muitos condomínios estão instalando postos elétricos e a gente precisa muito da atuação de vocês orientando os síndicos”, observou Marques.

 

A Inspetoria do CREA-RJ na Barra da Tijuca fica no Shopping Esplanada, na Avenida das Américas 3939. A transformação do local se tornou visível logo na entrada. O balcão que antes funcionava como uma espécie de anteparo, para conter o usuário, foi removido da porta. Agora o profissional vai se deparar com um espaço de convivência com ar-condicionado, café e sala de coworking, onde poderá instalar seu notebook, com acesso à internet e impressora.

 

Na inauguração, o presidente do CREA-RJ agradeceu aos funcionários do setor de Atendimento e aos diretores do Conselho, Milton Neves, e Denise Baptista Alves, que foram fundamentais na defesa do projeto do novo conceito de atendimento do Conselho. Com o presidente, eles descerraram a placa de inauguração do novo espaço.

 

“A gente acha muito importante esse espaço de acolhimento que está sendo criado para o profissional que está na rua trabalhando e precisa fazer uma reunião, registrar uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica); por isso a ideia é essa mesmo, de afastar da porta o balcão para abrir espaço para os profissionais”, disse Denise, que é engenheira florestal.

 

O diretor Milton Neves reforçou que a implantação do novo espaço na inspetoria é um momento de “virada de chave” no CREA.

 

“Fico muito feliz por participar desse momento de virada de chave e só quero agradecer mais uma vez ao nosso corpo técnico, aos funcionários do CREA, pois sem eles realmente não poderíamos fazer isso”, destacou Milton, que é engenheiro sanitarista e ambiental.

 

A inauguração reuniu funcionários do CREA, como o gerente das regionais, Ronaldo Kampel; o superintendente estratégico, Pedro Coelho; e o chefe de gabinete, Rodrigo Machado. A Inspetoria da Barra da Tijuca, que concentra os fiscais do CREA-RJ no bairro, recebe uma média de dez a 12 profissionais por dia. Lá eles têm acesso a informações sobre serviços prestados pelo CREA, assim como orientação para o preenchimento de ARTs.