Gama (DF) – Inaugurada em 27 de outubro de 2021, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Gama completa quatro anos com mais de 535 mil atendimentos realizados e o reconhecimento da comunidade pela qualidade do serviço. Somente em 2025, já foram mais de 80 mil atendimentos, consolidando a unidade como uma das mais ativas da rede administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).
Entre os pacientes, está Israel Pereira Souza, morador do Gama, que desde 2024 busca atendimento na unidade.
“Fui muito bem atendido, o pessoal sempre me trata muito bem. Nota dez”, afirma.
O gerente da UPA, Flávio Oliveira Amorim, destaca que o sucesso da unidade está no compromisso da equipe e nos protocolos bem definidos de atendimento.
“Com empenho diário dos profissionais e o apoio das equipes terceirizadas parceiras, garantimos um serviço de urgência com qualidade, agilidade e escuta ativa, em sintonia com as necessidades da comunidade”, ressalta.
Com atendimento 24 horas, a UPA do Gama tem capacidade para 4.266 pacientes por mês e conta com estrutura composta por dois leitos na sala vermelha, sete na sala amarela e dez poltronas na sala verde, destinadas à medicação, inalação e reidratação. Além disso, oferece exames laboratoriais e radiológicos, além da administração de medicamentos.
A unidade possui cerca de 160 colaboradores do IgesDF e 50 terceirizados. Para o técnico de enfermagem Davi Cordeiro de Azevedo, o diferencial está na empatia.
“O foco não é apenas tratar, mas acolher e escutar. Isso faz toda a diferença no atendimento de urgência e emergência”, afirma.
A radiologista Marilia Soares, que atua desde a inauguração, reforça o espírito de equipe.
“Nós trabalhamos em conjunto — radiologia, médicos, enfermagem, coordenação — sempre para dar o melhor ao paciente”, pontua.
Teleconsulta agiliza o atendimento e melhora a resolutividade
Desde maio deste ano, a UPA do Gama passou a oferecer o serviço de teleatendimento, destinado aos casos de menor gravidade (classificação verde). O paciente é atendido em uma sala equipada com câmera, microfone e sistema eletrônico, por médicos que podem solicitar exames, prescrever medicamentos, emitir atestados ou encaminhar para atendimento presencial, quando necessário.
Em apenas quatro meses, já foram 2.204 consultas realizadas, sendo 625 em junho, o mês com maior número de atendimentos. A taxa de adesão de 59,21% demonstra que o serviço tem contribuído para reduzir a sobrecarga das equipes presenciais e otimizar o fluxo assistencial.
O gerente Flávio Amorim avalia que o futuro da unidade é promissor.
“Seguiremos trabalhando com dedicação total, pois cada atendimento realizado é a reafirmação do nosso compromisso inabalável de cuidar com excelência do povo do Gama”, conclui.
