Mais de 100 salas de vacinação abastecidas, equipes em ação nas ruas e um Dia D marcado para 18 de outubro.
Esse é o cenário da Campanha de Multivacinação 2025, promovida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), que segue até 31 de outubro.

O foco é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos incompletos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias), com ênfase na poliomielite, sarampo e HPV — doenças que, embora eliminadas no Brasil, ainda são endêmicas em outras regiões do mundo.

“Essas doenças foram eliminadas no Brasil, mas são endêmicas em outras regiões. Por isso, manter as coberturas vacinais elevadas é fundamental para evitar a reintrodução das enfermidades, sobretudo no contexto de grandes migrações e turismo”, afirmou o secretário de Saúde, Juracy Lacerda.


Documentos e locais de vacinação

Na hora de se vacinar, é importante levar documento de identidade e caderneta de vacinação.
Caso o registro não esteja disponível, a equipe fará uma consulta digital ao sistema e aplicará as doses necessárias conforme a faixa etária.

A lista de locais de vacinação pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).
Embora o foco principal seja o público infantojuvenil, pessoas de outras idades também poderão atualizar o esquema vacinal.


Situação das coberturas vacinais

De janeiro a abril de 2025, o DF aplicou 9,7 mil doses contra a poliomielite em crianças com menos de 1 ano, alcançando 88,9% da cobertura, abaixo da meta nacional de 95%.

No caso do sarampo, a cobertura entre crianças até 1 ano é de 86,6%, também inferior ao recomendado pelo Ministério da Saúde.
A campanha reforça a importância da vacinação para adolescentes e adultos, com o Programa Nacional de Imunização (PNI) prevendo:

  • Duas doses para pessoas de 12 a 29 anos;

  • Uma dose para quem tem 30 a 59 anos;

  • Duas doses obrigatórias para trabalhadores da saúde, independente da idade.


Vacinação contra o HPV

O terceiro foco da campanha é o combate ao Papilomavírus Humano (HPV).
Além de meninos e meninas de 9 a 14 anos, a imunização também abrangerá adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados.

A vacina protege contra verrugas genitais e diversos tipos de câncer, incluindo os de colo do útero, pênis, boca, ânus e laringe.


Outras vacinas incluídas na campanha

Além da pólio, do sarampo e do HPV, a Campanha de Multivacinação 2025 também incluirá outros imunizantes, como:
Febre amarela, varicela (segunda dose), DTP, hepatite A e B, meningocócica, meningo C, pentavalente e pneumo-10V.
Essas vacinas estarão disponíveis durante todo o período da ação em postos de saúde e pontos itinerantes.

“Entre as iniciativas que o DF irá desenvolver para alcançar os objetivos da campanha estão ações extramuros em escolas, feiras, shoppings e locais de grande circulação, além da ampliação dos horários das salas de vacina e da busca ativa de pessoas não vacinadas”, explicou a chefe da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira.

No Dia D de vacinação, em 18 de outubro, haverá postos funcionando em todas as regiões do DF, de Norte a Sul da capital.