O empreendedorismo segue em alta no país e, segundo levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de novos CNPJs chegou a 1.407.010 no primeiro trimestre deste ano. Entre essa parcela está um grupo crescente: quem encontra nos próprios hobbies o ponto de partida para empreender. Seja no esporte, na gastronomia ou em qualquer outra área, transformar uma paixão em negócio deixou de ser exceção para se tornar estratégia em um mercado que busca propósito e inovação.
Para Lucas André, CEO e fundador da rede de academias Fast Tennis, a transformação de prazer em negócio exige visão estratégica, disciplina e liderança. “Minha virada de chave aconteceu quando, em meio à rotina corrida, encontrei no tênis uma forma divertida de cuidar da saúde. Percebi que muita gente buscava o mesmo e notei a falta de opções em Belo Horizonte, restritas a clubes ou quadras de amadores. Foi então que decidi criar uma rede de academias com uma proposta inovadora: transformar o esporte em uma experiência leve e prazerosa”, comenta.
Com a sua expertise e trajetória de sucesso, o empreendedor reuniu dicas que fizeram a diferença no seu negócio. São elas:
Observe as oportunidades- É importante estar atento ao que acontece ao seu redor e ter um olhar crítico sem perder o foco. Existem brechas no mercado que só a prática de determinada atividade pode deixar claro. Também deve-se entender que, o ponto de partida não é apenas amar o que pratica, mas enxergar onde isso pode virar solução para outras pessoas.
Estruture como negócio, não como passatempo- Empreender é um processo que exige metas e métricas claras. Por isso, é preciso entender que a partir do momento em que se resolve profissionalizar uma paixão, isso vira um negócio que precisa de planejamento, eficiência na operação e, principalmente, uma proposta de valor único, que te diferencie em meio à concorrência.
Equipe capacitada- Ao contrário do hobby, que nasce individual, um negócio de sucesso precisa de uma equipe qualificada para o fazer crescer. Liderar não é saber tudo, mas ter a clareza de montar um time com habilidades complementares. Entender que um bom quadro de colaboradores é responsável pelo funcionamento da operação muda tudo e isso incluí investimento em especialistas capacitados no segmento e dispostos a colaborar com o crescimento da companhia.
Storytelling como diferencial- Negócios que surgem de paixões pessoais, carregam autenticidade por si só, já que contar a trajetória de como um interesse se transformou em empresa gera identificação imediata com clientes e parceiros. Mais do que uma história inspiradora, o storytelling, quando bem trabalhado, transforma propósito em diferencial competitivo e posiciona a marca de forma única em um mercado cada vez mais disputado.
Sobre a Fast Tennis
A Fast Tennis é uma rede de academias de tênis que traz uma proposta inovadora e se dedica a transformar a prática do esporte em uma experiência única e divertida. Com foco na experiência do cliente e uma abordagem personalizada para todas as idades, a empresa oferece aulas dinâmicas e flexíveis, promovendo saúde, diversão, inclusão e um estilo de vida saudável.