Como parte da Semana Nacional do Trânsito, a Uber apresenta duas novidades voltadas para a segurança viária. Em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, a empresa apoia a criação do portal Dica Segura (www.onsv.org.br/dicasegura) com uma série de 20 vídeos educativos curtos, objetivos e diretos, com dicas para quem pilota motocicleta ou dirige carro nas cidades do país. A segunda novidade vem com os testes de telemetria para elaborar uma análise mais completa sobre o comportamento de quem anda em duas rodas, o que permitirá o desenvolvimento de novos recursos e relatórios para aprimorar a condução.

Os vídeos do portal estão hospedados diretamente no site do Observatório e são disponibilizados de forma gratuita para empresas e entidades governamentais que podem baixar e usar como educação no trânsito para colaboradores e sociedade em geral. Para selecionar os temas e apresentar os vídeos, o Observatório convidou Ricardo Rocha, instrutor da Rocam (Programa Policiamento com Motocicletas) da Polícia Militar do Estado de São Paulo, membro da Carta Europeia de Segurança Viária e autor do livro “Sobrevivendo e Aprendendo na ROCAM”, com mais de 2 décadas de experiência em pilotagem. Apresentado inicialmente com a versão apenas para motociclistas, o portal já teve mais de 1000 downloads antes mesmo de ser lançado oficialmente.

“O Dica Segura traduz exatamente o que acreditamos: conhecimento prático e consciência para proteger vidas. Motoristas dirigem com mais segurança quando reconhecem os riscos e sabem como agir. A parceria Observatório e Uber viabilizou este projeto e agora amplia o alcance deste conteúdo para toda a sociedade, levando orientações objetivas e aplicáveis ao dia a dia, para que boas práticas deixem de ser exceção e se tornem rotina no trânsito”, afirma Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Já os testes da ferramenta de telemetria estão sendo desenvolvidos em parceria com especialistas em segurança viária e contarão com a análise de diversos cenários pensados para a realidade brasileira, incluindo freadas bruscas, acelerações repentinas, curvas acentuadas, uso do celular e manobras de ultrapassagem.

“A Uber entende que por meio da tecnologia é possível aumentar a segurança e reduzir riscos no trânsito e é por isso que continuamos aprimorando nossas ferramentas. Esses testes, que serão feitos em parceria com especialistas, têm o propósito de colaborar para a redução de acidentes, mostrando de forma direta como o motociclista pode tornar seu comportamento mais seguro para ele e todos que fazem parte do ecossistema de trânsito. Acreditamos que dessa forma podemos ajudar a aumentar a segurança e salvar vidas”, afirmou Rafael Thosi, Gerente de Operações de Segurança da Uber no Brasil.

Esses anúncios se somam a outras ferramentas de segurança viárias já lançadas pela Uber:

Aviso do uso correto de capacete e selfie: Antes de todas as viagens utilizando a modalidade Uber Moto, o aplicativo envia uma mensagem relembrando a importância do uso do capacete de forma correta, inclusive em viagens curtas. Já a selfie de Capacete utiliza a mesma tecnologia que verifica a identidade do motorista parceiro, oferecendo uma camada adicional de checagem para o equipamento obrigatório para o motociclista.

​​Limite de tempo online dirigindo no aplicativo: A ferramenta fornece notificações ao motorista quando ele se aproxima do limite de 12 horas online conduzindo o veículo em um único dia. Atingido esse limite, ele é automaticamente desconectado e não pode utilizar o aplicativo pelas seis horas seguintes. Passado esse período, o motorista pode ficar online novamente para receber solicitações de viagem.

Alerta sonoro de cinto de segurança: O Lembrete de Cinto de Segurança é uma ferramenta que orienta tanto os motoristas parceiros quanto os usuários ao iniciar uma viagem, lembrando a importância do uso do equipamento. O dispositivo, além de obrigatório para todas as pessoas de carro, inclusive no banco de trás, pode salvar vidas em situações de sinistros de trânsito.

Sobre a Uber

A missão da Uber é repensar a forma como o mundo se move, para ajudar a torná-lo melhor. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir se deslocar em um carro ao toque de um botão? Mais de 50 bilhões de viagens depois, permitimos que as pessoas vão a qualquer lugar e recebam tudo o que precisam.

Para mais informações à imprensa:
press@uber.com | uber@ideal-axicom.com