O Escritório de Turismo de Curaçao (CTB) anunciou, com satisfação, um crescimento significativo nas chegadas de turistas em setembro de 2023. Um total de 45.952 desembarques foram registrados. O aumento global nas chegadas é de 23%, superando as expectativas para um mês tipicamente mais calmo para o turismo na ilha.
Esta conquista destaca o apelo de Curaçao durante todo o ano e a capacidade de atrair visitantes de vários cantos do mundo. No ano passado, o CTB recebeu 37.230 chegadas em setembro. As estatÃsticas acumuladas no ano revelam um desempenho impressionante para a indústria do turismo curaçolenha, com um total acumulado de 419.020 chegadas em 2023. Este número representa um crescimento substancial de 18% quando comparado com as 355.662 desembarques durante o mesmo perÃodo em 2022.
Visitantes Brasileiros: Pela primeira vez em um único mês, as chegadas de brasileiros ultrapassaram a marca de 3.000, demonstrando a crescente popularidade de Curaçao entre os turistas sulamericanos. Um total de 3.079 visitantes brasileiros forma registrados em setembro, um crescimento de 200% em relação a setembro de 2022. O serviço direto semanal de Belo Horizonte com a Azul Linhas Aéreas e outras opções de conexão através da Copa Airlines (via Panamá), Avianca (via Bogotá) e American Airlines (Via Miami), em combinação com esforços contÃnuos de marketing no Brasil está dando seus frutos. Devido à grande demanda nas chegadas, a Azul anunciou o aumento da capacidade para duas vezes por semana, com voos extras em outubro e novembro e voos regulares em dezembro. A expectativa da CTB é que o mercado emissor feche o ano com números espetaculares de chegadas. No acumulado do ano, as chegadas fora do Brasil são de 17.477 desembarques, um crescimento recorde de 137% em relação ao mesmo perÃodo do ano passado.
Os 5 principais paÃses: Ao todo, a participação de mercado dos 5 principais paÃses nas chegadas em setembro de 2023 foi de 73%. Os Estados Unidos, Colômbia e Canadá registraram fortes crescimentos em setembro, respectivamente 31%, 53% e 331%. O mercado holandês ficou aquém, registrando 4% menos chegadas em setembro do ano anterior.
Tipo de acomodação, média de noites e dados demográficos: A informação recolhida do cartão da Imigração mostra que no total os visitantes passaram em média 8,3 noites no último mês. A média de pernoites dos holandeses foi de 11,7 noites, semelhante à de setembro de 2022. As noites médias dos americanos e brasileiros no perÃodo foram de 6,1 e 7 noites, respectivamente. 57% de todos os visitantes ficaram em hotéis e resorts. Muitos deles têm entre 25 e 44 anos (45%) e 45 e 64 anos (33%).