Em um mundo cada vez mais conectado, a substituição de dispositivos eletroeletrônicos e eletrodomésticos é uma realidade constante. Os números da indústria nacional de eletroeletrônicos revelam um aumento significativo de 13% nas vendas no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme apontam os dados de pesquisa da ELETROS – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos. Diante deste contexto, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, separou algumas informações importantes para que os consumidores possam realizar descarte adequado desses equipamentos.

“O descarte responsável é uma prática importante para preservar o meio ambiente e garantir que recursos valiosos sejam reaproveitados de maneira eficiente. Visto essa dinâmica, a ABREE tem a missão de fornecer informações cruciais para orientar os consumidores sobre o descarte adequado dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental e o ciclo eficiente de reciclagem”, ressalta Helen Brito – Gerente de Relações Institucionais da ABREE.

Entretanto, para garantir um descarte correto, é essencial compreender quais itens se enquadram como resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Deste modo, qualquer produto de uso doméstico que dependa do funcionamento de meio de corrente elétrica de até 240 volts é considerado eletroeletrônico.

Para efetuar o encaminhamento adequado para reciclagem, é crucial separar todos os produtos destinados ao descarte, abrangendo desde fones de ouvido até geladeiras danificadas ou sem utilidade em suas residências. Ao finalizar esse processo, procure um ponto de coleta para efetuar a entrega dos equipamentos. Considerando essas etapas, a ABREE destaca três formas pelas quais os consumidores podem fazer o descarte responsável de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Confira:

  • Pontos de recebimento: existem pontos de recebimentos específicos para esse tipo de resíduo espalhados pelo do país, presentes em diversos municípios, geralmente encontrados em lojas de varejo. Para identificar o ponto mais próximo de você, consulte aqui;
  • Campanhas de arrecadação: é comum a realização de campanhas de reciclagem organizadas por entidades gestoras em parceria com as prefeituras locais. Essas iniciativas visam conscientizar sobre o descarte adequado, proporcionando durante o evento espaços dedicados à coleta dos equipamentos.
  • Serviços de coleta domiciliar: em algumas áreas, ainda é possível encontrar o serviço de coleta domiciliar, o que facilita o descarte de itens volumosos, pois os itens são coletados diretamente na residência do consumidor.

Sobre a ABREE:

Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 55 associados que representam 174 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/