Cada dia mais, estamos colocando o nosso tempo a disposição da tecnologia e internet, deixando de lado o contato físico com as pessoas e vivendo cada vez mais distraídos.

Desintoxicação digital não é somente diminuir o tempo de tela, mas olhar mais para as pessoas à nossa volta, nos conectando de verdade.

“Se soubermos equilibrar e usar com consciência, a tecnologia poder útil para nos conectar, porém ela não pode substituir as conversas cara a cara, que são tão importantes para nós”, comenta a terapeuta integrativa Franciany Madeira.

Quando buscamos a desintoxicação digital, percebemos que a verdadeira conexão humana não é só estar presente fisicamente, mas estar envolvido emocional e mentalmente com os outros, dando atenção, ouvindo com empatia e interagindo realmente.

Franciany Madeira, terapeuta integrativa e palestrante internacional, traz dez dicas simples de como começar a desintoxicação digital. “Se começar a fazer uma ou duas ações por semana, verá o progresso ao longo do mês”, completa a especialista.

Defina limites de tempo – Estabeleça limites diários para o uso de tela.

Desconecte-se regularmente – Em intervalos regulares, desligue o celular ou deixe em modo avião por alguns momentos, para poder relaxar e se concentrar em atividades não digitais.

Crie espaços sem tecnologia – Dedique lugares da sua casa, livres de dispositivos eletrônicos.  Por exemplo, evite usar dispositivos na mesa durante as refeições, dando atenção total para quem está com você.

Reduza notificações – Desative notificações desnecessárias em seu celular, isso diminuirá interrupções constantes e permitirá que você se concentre em tarefas realmente importantes.

Estabeleça horários de silêncio – Defina períodos específicos do dia como “horários de silêncio”, nos quais você evita o uso de tecnologia. Isso pode ser especialmente útil antes de dormir para promover um sono mais tranquilo.

Atividades ao ar livre – Separe um tempo para atividades ao ar livre sem dispositivos eletrônicos. Além de ajudar na desintoxicação digital, proporciona benefícios para a saúde mental e física.

Pratique Mindfulness e Meditação – Dedique um tempo diariamente para a prática de mindfulness e meditação. Isso pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade associados ao uso excessivo de tecnologia.

Estabeleça Metas Pessoais – Defina metas para você mesmo em relação ao uso de tecnologia. Pode ser reduzir o tempo em redes sociais, limitar o número de verificações de e-mails por dia, entre outros.

Priorize Interações Pessoais – Dê preferência a encontros presenciais em vez de comunicação digital sempre que possível. Isso fortalece as conexões humanas e proporciona experiências mais significativas.

Avalie Seu Progresso – Avalie regularmente como você está se saindo em relação às metas de desintoxicação digital. Ajuste conforme necessário para garantir um equilíbrio saudável entre a tecnologia e a vida offline.

+ sobre Franciany Madeira

A terapeuta Integrativa com ênfase no Trauma Transgeracional e palestrante internacional, Franciany Madeira, é a primeira brasileira certificada em Psicogenealogia e Terapia Transgeracional pela Anne Ancelin Schützenberger International School, que foi realizada na França.

Redes Sociais

Instagram: @francianymadeira