O Ilupi – startup focada em apoiar escritórios especializados em propriedade intelectual, principalmente marcas e patentes, Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e empresas inovadoras – acaba de ser escolhido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico de Minas Gerais, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para receber aporte de R$198 mil, destinados ao desenvolvimento de uma solução pioneira no Brasil que permitirá a verificação de similaridade de imagem entre marcas.

 

“Este projeto engendrará um novo algoritmo que vai possibilitar a busca e a verificação de marcas com elementos figurativos, ou seja, com similaridades que possam ferir a Propriedade Intelectual de uma empresa. Em termos legais, duas marcas que possuem o mesmo ramo de atividade e detenham o signo marcário semelhante não podem coexistir”, afirma Raphael Nascimento, Product Manager do Ilupi.

 

Os pedidos de registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) aumentaram 48% entre 2019 e 2021, totalizando mais de 360 mil marcas depositadas. “Quando há o registro de uma marca nova, é realizada uma busca de anterioridade. No entanto, a avaliação de similaridade do elemento figurativo é feita manualmente e a olho nu, um processo lento, sujeito a falhas e que permite interpretações inconclusivas”, explica Nascimento.

 

O investimento da Fapemig irá compor aproximadamente R$400 mil que serão aplicados pelo Ilupi para a concepção da nova ferramenta, que será única e pioneira no Brasil.

 

A Tecnologia

 

O software, que ainda está em fase de desenvolvimento pela equipe do Ilupi, primeiramente, selecionará a imagem que será analisada pelo sistema. Em seguida, o programa detectará e identificará suas características mais marcantes. E, por fim, a imagem será comparada com outras fontes e receberá uma escala de nível de semelhança.

 

“Este é um novo passo rumo à expansão e consolidação da propriedade intelectual no Brasil, já que a ferramenta permitirá uma análise mais apurada entre imagens, com cálculo preciso de colidência entre marcas”, destaca o especialista do Ilupi.

 

Crescimento do Ilupi

 

A perspectiva é que a área de Propriedade Intelectual do Ilupi registre crescimento de 50% em assinaturas em 2023, o que deve render um aumento superior a 30% em faturamento no próximo ano.

 

“O Brasil é considerado o 10º maior receptador de marcas do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). No ano passado, houve recorde de pedidos depositados: a cada 90 segundos, uma marca era depositada no país. Temos expectativas de que o ritmo acelerado de crescimento de marcas registradas no Brasil continue nos próximos anos”, avalia Raphael Nascimento.