Em um setor onde apenas 20% dos cargos são ocupados por mulheres e o índice de liderança feminina é de apenas 11%, a dataRain destaca-se ao apresentar 30% de colaboradoras em seu quadro geral, sendo 41% delas em posições de liderança. No entanto, a empresa brasileira, uma das principais parceiras da AWS na América Latina, tem ido além da simples contratação de profissionais para mitigar essa disparidade no mercado de Tecnologia da Informação (TI). Através da iniciativa Girls In Cloud, a consultoria já capacitou 180 mulheres, preparando-as para concorrer a vagas em qualquer empresa de tecnologia.
O programa, realizado em parceria com a WoMakersCode e a AWS, planeja abrir inscrições para sua segunda edição no próximo semestre, reafirmando seu compromisso em fomentar a inclusão e capacitar mulheres. Esta iniciativa também contribuirá para alcançar uma meta ambiciosa da consultoria, que é ter 50% de lideranças femininas até 2030. “Este é um setor historicamente marcado por uma grande disparidade de gênero e identificamos que isso se deve, em parte, à falta de redes de apoio e oportunidades de mentoria específicas para este público”, ressaltou Rafaela Trapp, Marketing Lead da dataRain e responsável pelo programa.
Além da formação, o Girls In Cloud também tem se dedicado a facilitar o acesso das participantes ao mercado de trabalho. Em parceria com a AWS e a Wipro, foram disponibilizadas vagas exclusivas para as alunas, permitindo-lhes participar com prioridade em processos seletivos. “Esses esforços não apenas beneficiam as mulheres envolvidas, mas também fortalecem o mercado de maneira geral, promovendo uma cultura de colaboração e inovação. Com uma visão clara e um compromisso firme, estamos pavimentando o caminho para um futuro mais inclusivo e equitativo no setor de tecnologia”, acrescentou.
Para Rafaela, é fundamental começar a mudar a cultura e incentivar as mulheres a explorarem esse universo e buscarem formação. E o papel da empresa é crucial nesse processo. “Com programas como esse, as pessoas, independentemente de seu gênero, conseguem ter acesso às mesmas oportunidades e podem se beneficiar de forma equânime da tecnologia. Isso inclui o acesso igualitário a dispositivos, infraestrutura e serviços digitais, bem como a capacitação e o desenvolvimento de habilidades na área para mulheres e meninas”, afirmou.
Outro objetivo do Girls In Cloud é contribuir para minimizar o déficit de profissionais no mercado de TI — setor que irá demandar 797 mil talentos até 2025 no Brasil. Para o CEO da dataRain, Wagner Andrade, trata-se de um benefício global para o setor. “As pessoas são um fator fundamental para impulsionar um mercado que, este ano, apresenta uma expectativa de crescimento de 12% no Brasil e 11% na América Latina. Haverá demanda e ter profissionais qualificados é crucial para atendê-la”, concluiu.
Sobre a dataRain A dataRain, membro premiado da AWS Partner Network (APN), é uma empresa 100% orientada à computação em nuvem com experiência real, com foco em inovação e transformação digital. Atua fortemente nos setores de Serviços Financeiros, Saúde, Farmacêutico, Biotecnologia, Educação e Pesquisa, Governo, Energia e Utilities e Agronegócio. Ostenta cerca de 200 certificações oficiais AWS entre os membros da equipe. Com segurança, confiabilidade, inovação, agilidade e escalabilidade, a dataRain é reconhecida por seu compromisso com o sucesso e o crescimento dos seus clientes e pela excelência técnica de seus serviços.