fotos108

Uma das metas da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) é a reativação de cerca de 70 leitos de Unidades de Pronto Atendimento (UTIs) nas unidades de Saúde do DF. No entanto, por falta de planejamento, 10 unidades, foram fechadas no Hospital de Base do DF (HBDF).

A notícia foi transmitida pela Rádio CBN Brasília na noite de segunda-feira (29/Jun). De acordo com a matéria a SES-DF informou que o fechamento dos leitos de UTIs no HBDF foi ocasionado por causa do fim do contrato temporário de profissionais de saúde que terminam nesta terça-feira (3/Jun).

No entanto o presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), Guttemberg Fialho, foi enfático que o fechamento dos leitos refletem a falta de planejamento por parte da SES-DF. Isso porque a Secretaria está em fase de nomeação de cerca de 500 servidores, o que deve acontecer nos próximos 30 dias.

Fialho argumentou que se a SES-DF tinha conhecimento do término de contratos temporários, que o Secretário de Saúde, deveria ter antecipado as nomeações dos 500 servidores que ocuparão vagas em vacância.

As vagas em vacância foram anunciadas pelo secretário de Saúde, João Batista, ainda em Março, mas somente em Maio o GDF convocou 205 profissionais e nas últimas semanas mais 500 para serem nomeados na SES-DF.

Sousa tenta obter autorização junto ao Ministério Público do Trabalho, para prorrogar por mais três meses os contratos temporários de modo a tentar evitar o fechamento dos leitos de UTI no HBDF por mais de 30 dias.

Fonte: Blog Politica Distrital