O partido político no Brasil é um mar aberto, cheio de piabas e tubarões. Muitos candidatos que se animaram com as gravações das inserções partidárias nas eleições de 2018 frustraram-se ao perceberem que não passaram de meros figurantes. A desigualdade partidária ainda prevalece entre os ricos e poderosos tubarões, que tomam a cena do horário político sem que ninguém perceba.


As eleições municipais estão próximas e será necessário que o Tribunal Superior Eleitoral-TRE faça mudanças, como proibir barganhas entre candidatos por tempo de horário político.


O dinheiro ainda faz diferença na disputa eleitoral. Mesmo gastando horrores com o Fundo Partidário Público, alguns partidos se apossaram de cargos em mandatos parlamentares por beneficiar candidatos e promover a reeleição de outros, dificultando uma maior renovação política.


Nesse mar partidário, os candidatos bem-intencionados têm sonhos frustrados sendo engolidos pelos grandes tubarões que comandam.
Mesmo com as redes sociais, as inserções na TV fizeram diferença nas últimas eleições. Podemos dizer que foi mais valoroso para os comandantes partidários do que para os telespectadores, que não tinham noção do poder de um tubarão.

Cris Oliveira