O vice-líder do governo na Câmara Municipal, vereador Rinaldo Junior (PSB), rebateu críticas dirigidas à gestão do prefeito João Campos em relação às obras de combate aos efeitos das chuvas. Ele destacou os desafios enfrentados pela cidade na drenagem, mas ressaltou os investimentos significativos realizados pela Prefeitura.
Durante a reunião plenária desta segunda-feira (15), Rinaldo Junior afirmou que o Recife testemunhou um aumento expressivo nos investimentos destinados a obras de prevenção desde 2020, quando o prefeito João Campos assumiu o cargo. Em sua fala, o vereador mencionou recordes financeiros, com R$ 90 milhões investidos na prevenção no ano de posse do prefeito e, recentemente, anunciando um aporte de R$ 314 milhões para obras em 2024.
O vereador respondeu diretamente a críticas dos parlamentares da Oposição, como Felipe Alecrim (Novo), que trouxe à tona problemas de drenagem no bairro de Cajueiro. Rinaldo Junior esclareceu que o bairro estava incluído no PAC, um programa que visava melhorar a infraestrutura de drenagem urbana e que teve suas obras interrompidas pelo governo federal anterior.
Além disso, Rinaldo contestou Davi Muniz (PSD) sobre a utilização dos recursos do ProMorar-Recife, explicando que os fundos são vinculados e auditados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) para projetos específicos, como estudos na bacia do Rio Tejipió.
Para enfrentar os desafios das chuvas, Rinaldo destacou os esforços da Prefeitura do Recife na urbanização de cerca de 40 comunidades, resolvendo 70% dos pontos de alagamento da cidade. Ele enfatizou que a administração municipal continua entregando em média três obras por dia para contenção de encostas e combate aos efeitos das chuvas.
Com informações Câmara Municipal do Recife