A Prefeitura do Recife anunciou nesta terça-feira (16) os detalhes da programação do São João de 2024, que contará com mais de 1.200 apresentações distribuídas pelos 14 polos da capital pernambucana. Entre os destaques estão Alceu Valença, Elba Ramalho, Lia de Itamaracá e Geraldinho Lins, entre outros artistas renomados.

Todos os polos terão atrações durante os 19 dias de festa, que ocorrerão entre 11 e 30 de junho. Além das apresentações, estão previstas construções de cidades cenográficas, salas de reboco, concursos de quadrilhas e diversos shows. Os homenageados deste ano são os cantores Assisão e Nádia Maia, em reconhecimento às suas contribuições para a cultura recifense.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), destacou o compromisso de valorizar a tradição do São João e expandir as atividades festivas para o Centro da cidade, na Avenida Rio Branco. Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura do Recife, ressaltou que a edição deste ano, batizada de ‘Recife Junino – Nossa Raiz’, busca representar todos os aspectos culturais locais.

Uma novidade é o cuidado especial com a programação infantil, com atividades lúdicas diárias no Parque das Graças, visando estimular a cultura desde a infância. O investimento para este ano é de aproximadamente R$ 20 milhões, impulsionando não apenas a economia direta, mas também o movimento econômico na cidade.

Os polos festivos incluem Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro e outros 11 polos descentralizados. As festividades serão realizadas nos dias 22 e 23 de junho em Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande, Cordeiro e Graças, celebrando São João, e entre os dias 28 e 29 em Brasília Teimosa, Bongi, Ibura e Vila Tamandaré, em devoção a São Pedro.

Até o momento, algumas das atrações confirmadas incluem Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldinho Lins, Lia de Itamaracá, entre outros. Os cachês serão reajustados pelo Plano Recife Matriz da Cultura Popular (MCP), com subvenções e premiações alcançando o percentual previsto de 50%.

Os homenageados Assisão e Nádia Maia expressaram gratidão pelo reconhecimento da prefeitura, ressaltando a importância de valorizar a cultura local e levar o nome do Recife para todo o Brasil.