A tradicional entrega do peixe da Semana Santa está sendo realizada, nesta quarta-feira (27), pela Prefeitura do Ipojuca, por meio das Secretarias da Assistência Social e de Agricultura. O objetivo é garantir que as pessoas tenham acesso a este alimento tão específico em um momento simbólico, de forte cunho religioso e cultural, beneficiando mais de oito mil pessoas cadastradas nos programas sociais do município. A distribuição dos mais de 24 mil kg do pescado acontece em diversas localidades. Em Ipojuca Centro, a ação ocorre na Quadra Poliesportiva Adnilson José de Santana, de forma organizada, separadas por filas.

Para receber o alimento é preciso estar cadastrado nos CRAS dos distritos, ter a renda per capita inferior a R$ 250 reais e ter o cartão de alimentação. No momento da entrega, o morador basta mostrar o cartão, mais o RG e CPF. “Isso aqui está sendo uma oportunidade maravilhosa, pois proporciona esse alimento às pessoas que não têm condições financeiras. Vou fazer várias receitas, entre elas um peixinho frito com uma saladinha. A família adora”, declarou a dona de casa Marta Mariana, moradora da Vila Jagatá. Para o aposentado José Mário Juvenal, a atitude é um ato muito bonito. “Se não fosse essa entrega não teríamos como celebrar a Semana Santa. O meu peixe de coco, feito por mim mesmo, já está garantido”, relatou.

Até agora, as entregas foram feitas na Vila Califórnia, Porto de Galinhas, Maracaípe, Serrambi e Engenhos, seguindo para Ipojuca Centro, Rurópolis, Camela, e Nossa Senhora do Ó. “Ficamos muito felizes em poder estar proporcionando a garantia deste alimento sagrado e tão tradicional nas mesas da população ipojucana. São mais de 100 servidores envolvidos nesta ação, pois a nossa prioridade de trabalho é o atendimento. Todas as áreas urbanas e rurais irão participar deste momento especial”, declarou a secretária de Assistência Social, Anne Banja.

Crédito: Jacknickolson silva