A campanha nacional “Setembro Verde”, promovida pelo Ministério da Saúde, tem mostrado resultados positivos em Pernambuco, com um aumento significativo no número de transplantes de córnea realizados no estado. No primeiro semestre de 2024, foram registrados 361 transplantes de córnea, superando os números do ano anterior, e contribuindo para o total de 784 procedimentos de transplante em Pernambuco.

O Estado é parte de uma tendência nacional, com o Sistema Único de Saúde (SUS) registrando mais de 14 mil transplantes em todo o país apenas nos primeiros seis meses de 2024. Os transplantes de órgãos sólidos, como fígado e rins, também apresentaram crescimento de 4,2% em relação a 2023, enquanto a doação de córneas aumentou 3,2%.

A campanha “Setembro Verde” tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, destacando que o Brasil possui o maior programa público de transplantes do mundo, onde cerca de 88% dos procedimentos são financiados pelo SUS. Pernambuco é uma peça importante nessa cadeia, mantendo um crescimento contínuo nos transplantes e contribuindo para a redução das filas de espera.

Além disso, o Estado está investindo em novas iniciativas e projetos para fortalecer o sistema de doação e transplantes, visando manter o Brasil na vanguarda mundial do setor​