O maior cuscuz do mundo é uma tradição marcante da cidade de Caruaru, como tudo que envolve o Maior e Melhor São João do Mundo. A tradicional caminhada do cuscuz percorreu, na manhã deste domingo (9), a av. Leão Dourado em direção à maior cuscuzeira.

Desde 1994, esta iguaria típica do Nordeste brasileiro é preparada em um tamanho gigante, unindo a comunidade local e atraindo turistas de várias partes do país. Numa cuscuzeira com mais de 4 metros de altura, 800 quilos de flocos de milho são cozidos em um forno a lenha, aguardando os caminhantes para provar do cuscuz que é servido com acompanhamentos.

Em Caruaru, a preparação do maior cuscuz do mundo e a sua caminhada se tornaram uma atração especial, sempre no segundo domingo do mês de junho, durante os festejos juninos da capital do forró.

A caminhada é acompanhada por apresentações musicais em trios elétricos, muita animação e uma multidão que aguarda a distribuição da comida típica. Mais do que um simples prato, o maior cuscuz do mundo é um símbolo da riqueza cultural e do povo nordestino.

Além disso, a celebração inclui uma variedade de eventos culturais, como danças folclóricas, quadrilhas juninas e concursos de fantasia, que enriquecem ainda mais a experiência dos visitantes. Barracas com comidas e bebidas típicas, artesanatos e lembranças também fazem parte da festa, proporcionando uma imersão completa na cultura local.

A festividade do maior cuscuz do mundo é um exemplo de como a tradição e a modernidade podem se unir para celebrar a identidade de uma região, fortalecendo o sentido de comunidade e o orgulho de suas raízes culturais.