https://globoplay.globo.com/v/7015939/

A candidata do Pros ao governo do Distrito Federal, Eliana Pedrosa, afirmou nesta quarta-feira (12) em entrevista ao DF1 que, se eleita, vai mexer na atual política de combate a invasões de terra. Segundo ela, a Agência de Fiscalização (Agefis) “assumiu superpoderes”, e deve ser extinta.

“Ela [a Agefis] vai derrubar uma casa, e escolhe a casa que tem que ser derrubada. A casa do lado, nas mesmas condições, não derrubam. Eu não estou propondo que não tenham um órgão do governo […] Nós vamos ter uma Secretaria de Fiscalização, mas que trabalhará padronizando as edificações”, declarou.

Segundo Eliana Pedrosa, no modelo atual, “cada fiscal age de um jeito” e, mesmo assim, há “pelo menos umas 40 favelas no DF”. Questionada pelo jornalista Fábio William, ela negou que essa mudança gere perda de autonomia e aumento da influência política no órgão.

“Não é porque é uma autarquia, que não tem interferência política. Nós sabemos, todo mundo, que tem interferência. Você ganha uma eleição, você vai colocar um time em que você acredita, confia. O que não pode ter são esses desvios de comportamento que prejudicam a população”.

“Aquilo que já estiver consolidado, você vai ter que regularizar. Aquilo que não está consolidado, você vai ter que trabalhar para levar pra um programa habitacional. Não estamos falando de quatro paredes, mas do lar das pessoas. Tem que ter respeito.”

“Nós já temos ocupações aqui que são irreversíveis, não temos o que fazer senão partir para a regularização, ordenar. E nesse ordenamento, muitas famílias podem ser retiradas, mas não vão ser deixadas ao relento”, disse.

Mais estádios

Eliana também foi questionada sobre um ponto polêmico que consta no programa de governo da candidatura, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): a construção de dois novos estádios de futebol, no Recanto das Emas e em Santa Maria.Hoje, além do estádio Mané Garrincha – construído por R$ 1,4 bilhão e com pouca agenda desde o fim da Copa do Mundo –, o DF conta com o Bezerrão (Gama), o Serejão (Taguatinga), o Augustinho Lima (Sobradinho), o Cave (Guará), o Rorizão (Samambaia) e o Abadião (Ceilândia), entre outras arenas menores.

“Tá faltando [estádio] também. Não vou discutir [o custo do Mané Garrincha], tanto é que nós vamos continuar esse caminho que está sendo tomado de fazer uma concessão, levar para quem tem expertise, para deixar de ser despesa e passar a ser receita no Distrito Federal”, disse.

“Agora, temos cidades nossas que não têm um estádio de futebol. Não um monumento como esse, mas um estádio pequeno, para que os jovens, aqueles que querem praticar esporte possam fazê-lo.”

“As nossas cidades hoje têm um sentimento de pertença, e vai nas cidades, as pessoas se ressentem: tudo é no Plano Piloto. Nós não faremos isso, eu tenho essa missão de levar essa qualidade de vida”, afirmou Eliana, já ao fim da entrevista.

Candidata ao governo do DF Eliana Pedrosa, do Pros, dá entrevista ao DF1 — Foto: TV Globo/Reprodução

Veja outros temas da entrevista:

Aliado com 18 inquéritos

No fim de agosto, Eliana Pedrosa gravou um vídeo pedindo votos para o empresário Wellington Capistrano, candidato a distrital pelo PHS. Ele responde a 18 inquéritos policiais por crimes como estelionato e associação criminosa. Questionada, ela negou conhecer o candidato.