Secom Goiás debate futuro digital no 7º Fórum Nacional de Comunicação

Como comunicar de forma mais clara, eficiente e ética em tempos de redes sociais, fake news e inteligência artificial? Foi para responder a essa e outras questões urgentes que Fortaleza sediou, nos dias 03 e 04 de abri, o 7º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação.

O encontro reuniu representantes de todo o país para trocar experiências, discutir tendências e fortalecer a comunicação pública como ferramenta de cidadania e transparência. A Secretaria de Comunicação de Goiás (Secom Goiás) participou dos debates, representada pela chefe de Gabinete, Cristina Alves Nogueira Gomes e pela gerente da Secretaria-Geral, Leidina Rosa dos Santos.

Mais do que encontro, uma construção coletiva
Durante os dois dias de programação, os participantes mergulharam em debates sobre comunicação digital, publicidade institucional, gestão de crise em tempo real e o papel das redes sociais como ferramentas de informação e prestação de contas.

“O Fórum é um espaço estratégico para fortalecer a comunicação pública no Brasil, por meio do compartilhamento de boas práticas e alinhamento de diretrizes que valorizam a transparência e o direito à informação”, afirmou Cristina Alves Nogueira Gomes, chefe de Gabinete da Secom Goiás.

Em clima de colaboração, o evento também marcou o lançamento do Manual de Boas Práticas para Governos em Redes Sociais — construído a partir da contribuição das 27 unidades federativas. O material apresenta orientações sobre planejamento, ética, representatividade, métricas e gestão de crise nas plataformas digitais.

Encontro reuniu representantes de todo o país para trocar experiências, discutir tendências e fortalecer a comunicação pública (Foto: Divulgação)

Fala direta com o cidadão
Para o governador do Ceará, Elmano de Freitas, que participou da abertura do Fórum, a comunicação pública precisa ser útil e chegar onde realmente importa: no dia a dia das pessoas.

“A nossa missão é garantir que o cidadão saiba onde buscar seus direitos, onde tem remédio de graça, onde pode tomar vacina. Comunicação pública é compromisso com a vida”, afirmou.

A mensagem do governador ecoa o tom da palestra do ministro da Secom da Presidência da República, Sidônio Palmeira, que defendeu mais integração entre os estados e um esforço conjunto no combate à desinformação.

Compromissos e próximos passos
O evento terminou com a assinatura da Carta de Compromisso de Fortaleza, que propõe avanços na legislação sobre publicidade pública e reforça o papel da comunicação como serviço essencial. Também foi criado um grupo de trabalho para sugerir melhorias à Lei 12.232, que regula os contratos de publicidade no setor público.

O Espírito Santo foi escolhido como sede da próxima edição do Fórum, marcada para julho de 2026, quando será eleita a nova presidência do Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom).

Fonte: Portal Goiás

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias