Indústria goiana registra 7ª maior alta do país

A indústria goiana registrou a 7ª maior alta do país, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (10/10). Os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) apresentaram crescimento de 5,6% em agosto deste ano, na comparação com igual período de 2022.

De acordo com os números, na passagem de julho para agosto, a produção industrial goiana subiu 1 %, ficando acima da nacional, que variou 0,5%. De janeiro a julho deste ano, Goiás registrou crescimento de 1,8% e, no acumulado dos últimos doze meses, 1,7%.

“Estamos entre os sete estados com melhor posição no Brasil, com destaque para o crescimento em atividades importantes da economia, entre elas, o setor de alimentos”, enfatiza o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Indústria goiana

A alta na atividade industrial, em Goiás, foi puxada pela fabricação de produtos alimentícios, que variou 10,3% em agosto, contribuindo com 4,15 pontos percentuais do avanço total de 5,6% nos últimos doze meses. Atividade do setor acumula alta de 6,1% no ano.

Destaque, também, para a fabricação de produtos químicos, que variou 27,7% em agosto. Em seguida, aparece a fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, com salto significativo no mês de 16% e de 8,7% nos primeiros oito meses do ano.

Por outro lado, apresentaram quedas, em agosto, as seguintes atividades: fabricações de coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis; veículos automotores, reboques e carrocerias; máquinas e equipamentos; indústrias extrativas; e vestuário.

Nacional

No Brasil, a indústria avançou em nove dos 15 estados pesquisados, entre eles: Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás. Na contramão, unidades da federação como Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Bahia e Pará registraram recuos.

A PIM gera indicadores de produção mês a mês para indústrias extrativa e de transformação. As informações permitem analisar nível de produção ao longo do tempo para estado específico ou entre unidades da federação em diferentes setores.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias