Com reflexões sobre a vida cotidiana e o distanciamento social, o espetáculo de dança contemporânea “Ao Alcance das Mãos”, da CenÁpice Cia de Dança, será apresentado em Anápolis neste sábado (10), em duas sessões. As apresentações ocorrerão às 18h e às 20h, no Teatro Municipal, com intérprete de Libras e ingressos gratuitos disponíveis para retirada na plataforma Sympla.
A programação integra o projeto “Pelas Arestas de Goiás”, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. A iniciativa teve início em Aparecida de Goiânia, no dia 22 de abril, e percorrerá ainda as cidades de Bela Vista de Goiás, Trindade e Nerópolis até 24 de maio.
O espetáculo
Em uma casa onde os sons da cozinha, da televisão e do celular dominam o cenário, “Ao Alcance das Mãos” retrata o silêncio dos afetos e das relações, convidando o público a redescobrir e desfrutar da conexão humana e explorar o poder do toque mútuo. Sob direção geral de Larissa Siqueira e direção artística de Marcus Vinicius Nascimento, a representação é indicada para pessoas com mais de 14 anos por abordar questões complexas sobre a falta de comunicação interpessoal e a necessidade de autopercepção.
“O espetáculo foi criado em 2016 com a ideia de problematizar os ruídos na comunicação entre pessoas que estão no mesmo ambiente. É interessante pensar que anos antes da pandemia de 2021, já tínhamos em nosso discurso temas como isolamento e distanciamento social”, destaca Marcus.
Ao longo desses nove anos, o espetáculo passou por diversas modificações, sobretudo no elenco. Originalmente, a coreografia era interpretada por cinco bailarinos, número que foi reduzido para três em 2023 com o objetivo de viabilizar sua circulação nacional. No ano seguinte, o espetáculo percorreu Goiânia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Lorena Siqueira permanece como a única bailarina dos elencos anteriores, destacando-se por sua forte interpretação cênica. Com grande qualidade técnica, a capixaba Lorena Lugon também passou a integrar o time, assim como Daniel Matias, que já possui experiência em diversas companhias do Centro-Oeste. Além disso, Marcus Vinicius Nascimento assume neste ano a função exclusiva de coreógrafo.
Oficina como contrapartida social
Além da apresentação de “Ao Alcance das Mãos”, a CenÁpice Cia de Dança também oferecerá, como contrapartida social, a oficina “Sensibilização do Corpo: Um Convite Gentil ao Movimento”. O workshop explorará elementos da dança contemporânea e do contato-improvisação e será ministrado também no dia 10 de maio, às 14h, na Escola de Dança de Anápolis, localizada na Rua Barão do Rio Branco, 1250, Centro.
A atividade é aberta para pessoas com mais de 14 anos que tenham familiaridade com o movimento e desejam conhecer um pouco mais sobre o próprio corpo. Para participar, não é necessária inscrição prévia, bastando comparecer com roupas confortáveis.
A oficina também contará com intérprete de Libras para garantir a acessibilidade. O coreógrafo Marcus Vinicius Nascimento ressalta, inclusive, que a equipe promove a inclusão em suas ações há mais de 13 anos. “Nessa oficina, por exemplo, já modulamos o conteúdo para atender uma pessoa com baixa visão, e ela se inseriu muito bem”, conta. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no instagram @cenapiceciadedanca.
SERVIÇO
Espetáculo de dança contemporânea Ao Alcance das Mãos, da CenÁpice Cia de Dança
Data: 10/05 (sábado)
Horário: 18h e 20h
Local: Teatro Municipal de Anápolis – Avenida Brasil Sul, 200, Setor Central, Anápolis – GO
Ingressos: 18h – https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-ao-alcance-das-maos-sessao-18h/2944516 / 20h –