A Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) participa da Virada Ambiental nos dias 21 e 22 de novembro (quinta e sexta-feira), com atividades de reflorestamento em Novo Gama, Padre Bernardo e Cocalzinho de Goiás. A iniciativa, coordenada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Emater de Goiás, busca combater a degradação ambiental e promover a recuperação de áreas verdes em uma região marcada pelo rápido crescimento urbano.

A programação terá início em Novo Gama, no dia 21, e segue com plantios simultâneos em Padre Bernardo e Cocalzinho, no dia 22. Ao todo, serão plantadas mais de mil mudas de árvores nativas do Cerrado e outras árvores frutíferas, com a participação de estudantes de escolas locais e representantes das comunidades.

Virada Ambiental

A Virada Ambiental já plantou mais de 1,5 milhão de mudas desde 2019, alcançando 17 estados brasileiros e países como Chile, Portugal e Espanha. É a primeira vez que a ação será realizada em municípios do Entorno, ampliando seu impacto para uma das áreas de maior expansão urbana de Goiás.

A secretária do Entorno, Caroline Fleury, ressaltou a importância da responsabilidade ambiental para o futuro da região. “Queremos mudar o rumo da degradação ambiental nessa região que cresce rapidamente. Essa união de esforços é essencial para preservar nosso Cerrado e garantir um futuro sustentável”, destacou.

Cronograma da ação no Entorno

21 de novembro: Plantio de mudas em Novo Gama (a partir das 10h, em frente ao Fórum de Novo Gama)

22 de novembro: Ações simultâneas em Padre Bernardo (a partir das 8h, na Fazenda Velha) e Cocalzinho de Goiás (a partir das 8h, na Nascente Pedra Fincada)

Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás