No Entorno do Distrito Federal, Abadiânia renovou as festividades em homenagem a Nossa Senhora da Abadia com a realização da 1ª Romaria Náutica. No domingo (20/7), mais de 100 embarcações participaram de um cortejo pelo Lago Corumbá IV, reunindo fiéis de diversas cidades de Goiás e do Distrito Federal.
“A nossa Romaria Náutica partiu de um sonho em abrilhantar os festejos que já acontecem em homenagem a Nossa Senhora da Abadia há 153 anos no Santuário em Abadiânia Velha. As expectativas foram superadas em todos os sentidos. A adesão dos Romeiros Náuticos comprova que o projeto foi executado com sucesso”, afirmou o secretário municipal de Turismo de Abadiânia, Daniel Antônio.
A organização contou com a participação da Secretaria Municipal de Turismo, da Prefeitura de Abadiânia, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), das demais secretarias e da comunidade religiosa do Santuário. O objetivo é tornar a romaria parte do calendário estadual de eventos, com nova edição prevista para 2026.
Para o secretário do Entorno, Pábio Mossoró, a romaria demonstra como a região tem se renovado e diversificado em suas atrações turísticas. “Abadiânia é símbolo de fé e religiosidade em Goiás, e vê-la inovar, com a força da comunidade e a organização local, é motivo de orgulho para todo o Entorno”, destacou.
Desde 2023, a Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) tem investido no fortalecimento do turismo como eixo de desenvolvimento econômico e social da região. Um dos destaques dessa atuação é a feira #NoEntornoTem, que já teve duas edições e reúne municípios da Região Metropolitana do Entorno (RME) para apresentar suas potencialidades turísticas, culturais e gastronômicas. Abadiânia, que já se destacou na feira pelo turismo náutico, agora reforça seu protagonismo com o turismo religioso.