A Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, com o Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública. O prêmio, concedido pelo Governo de Goiás, é a mais alta honraria do Prêmio Goiás + Transparente, iniciativa promovida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). A cerimônia de entrega ocorreu nesta quarta-feira (11), durante a VI Semana Internacional contra a Corrupção, em Goiânia, com a presença do titular da CGE, Henrique Ziller, que destacou a importância de Goiás ser referência nacional em transparência.
O Selo Diamante certifica que a SEDF-GO cumpriu 100% dos critérios estabelecidos pela CGE, que avaliam parâmetros como transparência ativa e acesso à informação. O reconhecimento reflete o compromisso da Secretaria em promover uma gestão pública acessível e eficiente. “Essa conquista reafirma nosso compromisso com uma gestão transparente, confiável e voltada à excelência no atendimento à população do Entorno. Transparência é a base de uma administração pública eficiente”, afirmou a secretária Caroline Fleury.
O Prêmio Goiás + Transparente faz parte do Programa de Compliance Público (PCP), que promove integridade e eficiência na administração estadual. Realizado anualmente, o prêmio reforça o papel da transparência como ferramenta para o controle social e a melhoria contínua dos serviços públicos.
Para Caroline Fleury, a conquista pelo segundo ano consecutivo reforça o impacto positivo das ações da Secretaria. “Este prêmio é fruto do trabalho integrado e dedicado de nossa equipe, sempre alinhada às diretrizes do governador Ronaldo Caiado. Representa economia, qualidade e, acima de tudo, serviços mais eficientes para atender as demandas do Entorno”, celebrou a secretária.
Além da SEDF-GO, a premiação contou com a presença de representantes de diversos órgãos do Executivo estadual, incluindo a Secretaria de Esportes e Lazer, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Agrodefesa, GoiásGás, Secretaria da Retomada, entre outros.
Sobre o Prêmio Goiás + Transparente
Criado em 2019 pela CGE-GO, o Prêmio Goiás + Transparente incentiva órgãos estaduais a aprimorarem suas práticas de transparência ativa. A 6ª edição introduziu consultorias presenciais para 52 entidades participantes, substituiu o sistema de rankings por autoavaliações e utilizou critérios como estrutura organizacional, receitas, despesas, contratos e acessibilidade.
Os órgãos que atingiram entre 75% e 100% dos critérios foram contemplados com os Selos Prata, Ouro ou Diamante, com base em padrões definidos pela CGE e pelo TCE-GO, alinhados às normas nacionais e estaduais.