A feira #NoEntornoTem, realizada no último final de semana, em Brasília, foi um verdadeiro destaque para a agricultura familiar da região do Entorno do Distrito Federal. Nesta segunda edição do evento, foi separado um espaço apenas para o “Agro”, como uma forma de valorizar os produtos dos pequenos produtores.
“O campo gera emprego, movimenta a economia. Este espaço agro, inédito na feira, mostra a vocação dos municípios que têm produzido com muita qualidade, o que encantou os visitantes da feira”, afirmou Caroline Fleury, secretária do Entorno do Distrito Federal.
Participaram da feira a Cooperfartura (Formosa), CoopGam (Novo Gama), Cooaspi (Cocalzinho de Goiás), Coppab (Padre Bernardo) e Coomapa (Santo Antônio do Descoberto). Os visitantes puderam conhecer desde alimentos in natura até produtos inovadores, mostrando a capacidade das cooperativas em diversificar os produtos oferecidos.
Dentre os destaques da feira, o sorvete de mirtilo da Ouro Azul, e o sorvete de mandioca com calda de cajuzinho do Cerrado da Pé di Gostosura, que foi lançado no evento.
“A feira é uma vitrine de negócios muito importante para o produtor rural, que na maior parte do tempo, se dedica à lavoura e ao plantio e colheita. Ela traz oportunidades para mostrar nosso trabalho, a nossa trajetória, bem como nossa produção, além de conhecer outros produtores e firmar novas parcerias”, afirmou Marcilene Mariano, da Pé di Gostosura.
Além dos produtos inovadores, a feira também foi um espaço para os sabores tradicionais da região. Café gourmet, pamonhas doces e salgadas, e curau de milho agradaram ao paladar de todos que passavam pelos estandes. Outro atrativo foi a cachaça Callida, de Cristalina, que surpreendeu o público com o espumante feito à base de cachaça, disponível em latinhas e com sabores variados. Também foi possível degustar as manteigas saborizadas da Manteigaria Nacional (Luziânia), ou ainda o mel de Olhos (Alexânia).
“Tenho muita gratidão por estar presente contribuindo e prestigiando esse evento. E que venha #NoEntornoTem 2025. Parabéns a todos que contribuíram”, registrou Delmon da Silveira, do Mel de Olhos.
A feira também teve outros sabores típicos da região. O estande da Goiás Turismo apresentou uma pimenta feita à base de pequi, fruto característico do Cerrado.
Rota dos Pireneus
Cocalzinho de Goiás, que integra a Rota dos Pireneus (ao lado de Pirenópolis e Corumbá de Goiás), também marcou presença. Os vinhedos do município Girassol e Calliandra propiciaram a degustação de vinhos que reforçam o potencial da região como polo vinícola. Cocalzinho ainda foi representada pela Queijaria A Coqueiral, que apresentou seus queijos artesanais com selo arte de qualidade do Ministério da Agricultura. O vinho da Quartteto, de Águas Lindas, também teve espaço.
Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás