Uma comitiva de 16 países (Guatemala, Canadá, Rússia, Malta, Côte d’Ivoire, Camboja, Tanzânia, República Tcheca, Guiana e Trinidad e Tobago) desembarcou neste sábado (3/5) em Alexânia para dar início à temporada 2025 do Programa Embaixadores no Entorno. Com uma agenda que combinou cultura, gastronomia e arte, o encontro reafirmou a missão da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO): aproximar o mundo da riqueza e do potencial dos municípios goianos que circundam Brasília.
A iniciativa é realizada em parceria com a Goiás Turismo, o Gabinete de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás e a Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal (GDF), reforçando o compromisso coletivo de dar visibilidade internacional à região do Entorno.
“O Entorno tem potencial, e nós vamos dar sequência a esse trabalho para mostrar cada vez mais a força do nosso turismo, do nosso artesanato e da nossa gente”, destacou o secretário do Entorno, Pábio Mossoró. Segundo ele, o programa é uma ponte que conecta a região metropolitana à capital federal e agora, também ao cenário internacional.
O ponto alto da programação foi a visita ao tradicional Festival da Cachaça, no distrito de Olhos D’Água. Entre barracas de artesanato e apresentações culturais, os diplomatas puderam conhecer o processo de produção artesanal da bebida e participar de degustações. “Sempre um prazer visitar estas feiras cheias de felicidade, de gostos, de novos sabores e emoções. O programa nos inspira a ampliar laços culturais entre os nossos países”, comentou Andrey Prokin, diretor da Casa Russa no Brasil.
Outro destaque do dia foi a visita à exposição Caelestis, organizada pela Escola de Moda do SENAC-GO. Com roupas e imagens inspiradas nos signos do zodíaco, a mostra une arte, moda e sustentabilidade, utilizando materiais do Cerrado como forma de valorizar o território. “A exposição mostra o que o Cerrado tem que pode ser explorado sem desmatamento. O saber-fazer tradicional das artesãs de Olhos D’Água é de suma importância”, afirmou a curadora Abadia Marya.
Para a coordenadora de moda do Senac Goiás, Ildeth Dias, receber a comitiva diplomática “representa não apenas a valorização de uma obra artística, mas o reconhecimento de um projeto educacional que coloca a formação profissional em diálogo com o mundo e com os desafios do nosso tempo”.
O embaixador do Canadá, Emmanuel Kamarianakis, participou pela primeira vez e saiu encantado com a qualidade da exposição. Já Gerard Greene, de Trinidad e Tobago, que esteve em edições anteriores, elogiou a produção artesanal de cachaça e provou a castanha de baru. “Temos uma bebida de cana-de-açúcar também, o rum, mas a experiência aqui é única”, contou.
O Programa Embaixadores no Entorno continua com próxima parada em Luziânia, dia 17 de maio.