Para garantir a integridade física e psicológica dos defensores dos direitos das crianças e adolescentes do Distrito Federal, o Executivo local avançou com uma iniciativa de proteção para os 220 conselheiros tutelares. Por meio do aplicativo “Proteger é Nosso Dever!”, lançado nesta quinta-feira (13) pelas Secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus) e de Segurança Pública do DF (SSP), esses profissionais poderão acionar a Polícia Militar de forma prioritária em casos suspeitos de perigo.

A vice-governadora Celina Leão destacou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares: “Vocês são responsáveis por tutelar todos os direitos das nossas crianças e adolescentes. Estamos dando andamento a várias demandas de vocês, mas esta foi atendida e solucionada para que possam trabalhar com tranquilidade e contar com o apoio da PMDF 24 horas por dia”.

O conselheiro interessado em ter o aplicativo deverá realizar um cadastro na SSP. Quando a ferramenta for acionada em situações de emergência, uma ocorrência será gerada e, a partir daí, o tratamento será prioritário. A viatura mais próxima se deslocará de imediato, já que os dados e a localização, obtida por tecnologia de georreferenciamento, estarão disponíveis para as forças de segurança.