Veja onde retirar o certificado do Encceja 2024

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já disponibilizou os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. A partir dessa divulgação, participantes do Distrito Federal podem acessar as notas e solicitar o certificado de conclusão nas instituições certificadoras escolhidas.

Para consultar o boletim individual, é necessário acessar o site oficial do Encceja, clicar na opção Página do Participante e fazer login com CPF e senha cadastrados. O boletim apresenta as notas obtidas em cada área do conhecimento, além da redação.

Participantes que atingirem no mínimo 100 pontos em cada área do conhecimento e nota igual ou superior a 5 na redação podem solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Para isso, é necessário comparecer a uma das 74 escolas públicas certificadoras do DF para o ensino fundamental ou a uma das 64 para o ensino médio, portando RG e CPF. 

Caso tenham optado por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia como unidade certificadora, o documento será emitido por essa entidade.

Os participantes que não atingirem as notas mínimas em todas as áreas do conhecimento podem solicitar uma declaração de proficiência nas disciplinas aprovadas. Isso permite que, na próxima edição do Encceja, façam apenas as provas pendentes, aumentando suas chances de obter a certificação completa.

Outras modalidades

Os resultados das edições específicas do Encceja para participantes no exterior, pessoas em regime de penas privativas de liberdade (PPL) e jovens em medida socioeducativa serão divulgados em janeiro.

Apesar de a aplicação do exame ser uma responsabilidade do Inep, a emissão do certificado depende da instituição escolhida no ato da inscrição. Escolas certificadoras da Secretaria de Educação ou institutos federais são responsáveis por formalizar a conclusão do nível de ensino.

Confira neste link a relação de instituições educacionais públicas certificadoras.

*Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)

 

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias